A questão da (im)pessoalidade e da responsabilidade ética em enunciados institucionais no Instagram: um estudo dialógico em perfis de empresas de streaming no Brasil.

Data
2022-08-25
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Nesta dissertação, o objetivo é identificar e descrever as relações dialógicas a partir das quais a organização enunciativa das empresas de streaming projeta, no funcionamento discursivo, a responsabilidade. Para tanto, o corpus está delimitado pelos perfis, no Instagram, das principais empresas de streaming no Brasil, sendo elas: @telecine, @hbobr, @primevideobr, @globoplay e @netflixbrasil. A pesquisa está amparada no que se tem chamado Análise Dialógica do Discurso, apoiada no pensamento do Círculo Bakhtin-Medviédev-Volóchinov, e é dividida em três etapas. A primeira, teoriza a respeito da pessoa enunciativa e do sujeito discursivo na condição pós-moderna (DUFOUR, 2005; LYOTARD, 2020). A segunda consiste na construção do corpus, apresentando a categorização linguístico-discursiva da multimaterial manifestação de pessoa nos enunciados dos streamings no Instagram, e o método descritivo-analítico-interpretativo. A terceira é a realização investigativa a partir do método na busca por alcançar o objetivo proposto para a dissertação. Conclui-se que, materialmente, as textualidades que circulam no perfil no Instagram das empresas de streaming tendem à apresentação dialogal, com marcas de oralidade e de informalidade. Todavia, dialogicamente, encadeiam-se a partir do discurso ultraliberal, de maneira que o funcionamento enunciativo se pauta pela assimilação de valores em detrimento da reelaboração e reacentuação. Isso revela que, no jogo entre pessoas enunciativas e sujeitos discursivos, os enunciados institucionais provocam certo esvaziamento da responsabilidade ética na plataforma interacional do Instagram e, assim, promovem a monologia. A presente pesquisa é relevante para os estudos dialógicos, pois cumpre o desafio reconhecido por Bakhtin de considerar a importância da articulação entre o linguístico e o que se chama de metalinguístico – tratados na dissertação pelo dialogal e o dialógico, respectivamente – e, assim, tratar de dimensões semânticas instaladas na interseção dos grande e pequeno tempos. O trabalho ainda constrói um método de análise para mostrar como a apropriação exotópica, na atualidade, do pensamento bakhtiniano contribui para compreensão de processos verboideológicos que interpelam as sociedades permeadas por redes sociais digitais. Para a situação histórica contemporânea, a relevância está na descrição de processos estruturantes – e, portanto, em primeira instância não disponíveis à negociação – recorrentes na interação do cotidiano. Ao descrevê-los, esta dissertação abre espaço para reflexão e eventual reacentuação dos valores neles implicados. No âmbito da pesquisa, o que é estruturante no fenômeno social é reposicionado como objeto enunciativo e, assim, disponibilizado para possível negociação.
The scope of this paper is to identify and describe the dialogical relationship from which the enunciative organization of streaming companies projects, in the discursive operation, responsibility. To this end, the corpus is delimited by the profiles, on Instagram, of the main streaming companies in Brazil, which are: @telecine, @hbobr, @primevideobr, @globoplay and @netflixbrasil. This research is supported by the Dialogic Discourse Analysis, based by the Bakhtin-Medviédev-Volóchinov Circle thought, and is divided into three stages. The first, theorizes about the enunciative individual and the discursive subject in the postmodern condition (DUFOUR, 2005; LYOTARD, 2020). The second is the corpus construction that presents the linguistic-discursive categorization of the individual multimaterial manifestation in the streamings statements on Instagram, and the descriptive-analytical-interpretative method. The third is the investigative performance based on the method in the search to achieve the objective proposed for this paper. Materially, it is concluded that the textualities presented in the Instagram of streaming companies profile tend to the dialogical presentation, with orality and informality marks. However, dialogically, they are linked from the ultraliberal discourse, in such a way that the enunciative operation is guided by values assimilation instead of re-elaboration and reemphasis This reveals that, in the game between enunciative individuals and discursive subjects, institutional statements cause a certain ethical responsibility emptying in the Instagram interactive platform and thus promote monology. This research is relevant to dialogic studies, because it meets the challenge recognized by Bakhtin to look at the articulation between the linguistic importance and what is called metalinguistic – addressed in the dissertation by the dialogic and the dialogical, respectively – and thus deal with semantic dimensions installed at the intersection of the great and small times. This paper also builds a method of analysis to prove how the current exotopic appropriation of the Bakhtinian thought contributes to the understanding of verboideological processes that interpellate societies permeated by digital social networks. For the contemporary historical situation, the relevance is in the description of structuring processes – and, therefore, in the first instance not available to negotiation – recurrent in the daily life interaction. By describing them, this paper makes room for reflection and eventual reemphasis of the values involved in them. In the scope of the research, what is structuring in the social phenomenon is repositioned as an enunciative object and thus made available for possible negotiation.
Descrição
Citação
TEIXEIRA, Carolina. A questão da (im)pessoalidade e da responsabilidade ética em enunciados institucionais no Instagram: um estudo dialógico em perfis de empresas de streaming no Brasil. Orientador: Anderson Salvaterra Magalhães. 2022. 142 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2022.
Coleções
Pré-visualização PDF(s)