A intelectual Nelly Novaes Coelho (1922-2017) no campo da literatura infantil: ensino, produção e mediação

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Data
2022-08-10
Autores
Santos, Laís Silva Cassimiro dos [UNIFESP]
Orientadores
Oliveira, Fernando Rodrigues de [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Nesta dissertação de Mestrado, apresentam-se resultados de pesquisa vinculada à linha “História da Educação: sujeitos, objetos e práticas”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e à linha de pesquisa “Literatura infantil e juvenil”, do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura (NIPELL). Com o objetivo de contribuir para a produção de uma história dos estudos sobre literatura infantil brasileira e compreender a atuação de Nelly Novaes Coelho (1922-2017) como produtora e mediadora cultural nesse campo de estudos e pesquisa, toma-se como corpus de análise a produção bibliográfica dessa intelectual que atuou como professora, crítica e ensaísta, em especial os livros: O ensino da literatura (sugestões metodológicas para o curso secundário e normal), publicado pela Editora FTD, em 1966; A literatura infantil: história-teoria-análise, publicado pela Edições Quíron, em 1981; Dicionário crítico da literatura infantil (1882/1982), publicado em 1983, pela Edições Quíron; Panorama histórico da literatura infantil e juvenil, publicado em 1984, pela Edições Quíron; e O conto de fadas: símbolos-mitos-arquétipos, publicado em 1987, pela Editora Ática. Mediante abordagem histórica, a partir de pesquisa documental e bibliográfica pautada nas contribuições da Nova História Cultural, a pesquisa se desenvolveu por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção, ordenação e análise das fontes documentais, com base no uso do conceito de “configuração textual”. Por meio dessa análise foi possível compreender as proposições da autora sobre o que constitui a história, a didática e a teoria crítica e analítica desse gênero literário, de modo a configurar-se como uma espécie de tratado dos saberes produzidos até então. Ao articular esses saberes com sua experiência em estudos de teoria e crítica literária, Nelly Novaes Coelho desenvolveu o papel de uma produtora e mediadora cultural nesse campo específico, colaborando para legitimar e efetivar uma tradição nos modos de se pensar e se compreender esse gênero literário.
In this master’s dissertation, results of a line of research linked to "History of Education: subjects, objects and practices", from the Graduate Program of Education of the Federal University of São Paulo (UNIFESP) and the line of research “Children and juvenile Literature”, from the Interdisciplinary Center for Research on Language and Literature Teaching (NIPELL). In order to contribute to the production of a history of studies on Brazilian children's literature and to understand the role of Nelly Novaes Coelho (1922-2017) as an intellectual producer and cultural mediator in this field of studies and research, the bibliographic production of this professor, critic and essayist, is taken as a corpus of analysis, especially the books: The teaching of literature (methodological suggestions for the secondary and normal course), published by FTD, in 1966; Children's literature: history-theory-analysis, published by Edições Quíron, in 1981; Critical Dictionary of Children's Literature (1882/1982), published in 1983, by Edições Quíron; Historical overview of children's and youth literature, published in 1984, by Edições Quíron; and The Fairy Tale: symbols-myths-archetypes, published in 1987 by Ática Publisher. Through a historical approach, based on documentary and bibliographic research based on the contributions of the New Cultural History, the research was developed through the procedures of localization, recovery, gathering, selection, ordering and analysis of documentary sources, with basis on the use of the concept of “textual configuration”. Through this analysis it was possible to understand the author's propositions about what constitutes the history, didactics, and critical and analytical theory of this literary genre, to configure itself as a kind of treaty of knowledge produced until then. By articulating this knowledge with her experience in studies of theory and literary criticism, Nelly Novaes Coelho developed the role of cultural producer and mediator in this specific field, collaborating to legitimize and implement a tradition in the ways of thinking and understanding this literary genre.
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SANTOS, 2022