Educandos em violência autoinfligida: atuação da política pública educacional do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem na Diretoria Regional de Educação de São Mateus – São Paulo (2014 a 2020)

Data
2023-09-15
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A violência deve ser compreendida como uma manifestação histórica, social e cultural de múltiplas e complexas faces, que se interagem impactando o meio educacional. Haja vista que os estudos sobre violência autoinfligida estão concentrados na área da saúde, pouco concatenados com a educação, buscamos apresentar a análise circunscrita no campo das Políticas Públicas Educacionais, vinculada à linha “Inclusão Social e Vulnerabilidade” do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo. O problema investigativo que buscamos responder foi: no período de 2014 a 2020, a política pública do Núcleo de Apoio e Acompanhamento Para a Aprendizagem – NAAPA respondeu às reais necessidades de apoio às equipes docentes e gestoras e aos educandos em violência autoinfligida das escolas públicas municipais de São Paulo, especificamente, da DRE São Mateus? Nesta pesquisa, o objetivo é analisar a atuação do NAAPA, no período indicado, mais especificamente no que se refere à efetivação do objetivo pelo qual a política foi criada, ou seja, articular e fortalecer a rede de proteção social, apoiar e acompanhar as equipes docentes e gestoras no processo de ensino e aprendizagem dos educandos que apresentam dificuldades no processo de escolarização, decorrentes de suas condições individuais, familiares ou sociais que impliquem em prejuízo significativo no processo de ensino e aprendizagem e realizar avaliação multidisciplinar com os educandos, mediante análise da solicitação da equipe gestora. O estudo concentra-se também na atuação da política do NAAPA no que concerne ao apoio às equipes docentes e gestoras das escolas públicas municipais da prefeitura de São Paulo que atendem educandos em violência autoinfligida. Trata-se de pesquisa documental de abordagem qualitativa que considera como técnica de pesquisa adotada a análise de conteúdo dos documentos disponibilizados pelo NAAPA e do Arquivo Memória Documental, no período estudado. Os principais resultados apontam que: apesar da violência ser considerada um importante problema de saúde pública, a violência autoinfligida ainda requer reconhecimento e estudos na área da educação; a legislação sobre o tema é recente, presumindo-se preocupação com a superação da violência autoinfligida; e que o NAAPA é uma política inovadora, com uma demanda essencial para o apoio das equipes gestoras e docentes das escolas da rede municipal, sendo uma proposta de referência para outras redes de ensino, uma vez que se propõe a articular órgãos de apoio à educação e proteção e ainda contribui com a formação e reflexão dos saberes entre formadores.
Descrição
Citação
DIAS, Graziela da Silva. Educandos em violência autoinfligida: atuação da política pública educacional do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem na Diretoria Regional de Educação de São Mateus – São Paulo (2014 a 2020)
Pré-visualização PDF(s)