Articula-te Luso-Brasileiro - formação docente, prática profissional e valorização da carreira no Brasil e em Portugal

Data
2022-07-26
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como temas a formação docente, relatos de práticas por meio de narrações multimodais e a valorização da profissão de professor observados nas discussões realizadas no Ciclo de Seminários virtuais luso- brasileiro ARTICULA-TE - Dos Relatos de Práticas Profissionais à articulação da pesquisa com as práticas. A Rede Articul@ções (nacional e internacional) é constituída pelo poder público de instituições, entidades, movimentos sociais e sociedade civil que se ligam em rede na extensão, ensino, gestão e pesquisa através de projetos e ações idealizados pelo Articul@ções ou por parceiros. O ARTICULA-TE compreende uma iniciativa de trabalho envolvendo extensão, ensino, gestão e pesquisa, tendo reunido professores do ensino básico do Brasil e dos ensinos básico e secundário/médio de Portugal, membros da comunidade universitária (docentes, discentes e técnicos administrativos) de diferentes universidades e autoridades dos poderes públicos. O tipo de pesquisa empírica realizada foi pesquisa descritiva de natureza qualitativa. O contexto de realização do estudo foi o ciclo de seminário luso-brasileiro denominado ARTICULA-TE. A fonte de dados é o canal do Youtube do Articul@ções e os dados foram dois vídeos do Articula-te. O objetivo geral foi analisar o papel de um curso colaborativo ARTICULA-TE centrado nas práticas profissionais para a valorização da carreira e profissionalização docente. Os objetivos específicos foram: (i) descrever a importância atribuída pelos docentes ao papel das redes colaborativas na valorização da profissão docente; (ii) identificar a importância dos relatos de práticas para a formação continuada do docente; (iii) mapear as necessidades reivindicadas pelos docentes relativas ao desenvolvimento profissional. Os resultados foram: (i) os relatos de práticas evidenciaram-se como uma importante estratégia de formação continuada ao evidenciar as dificuldades encontradas na execução de atividades e práticas pedagógicas, (ii) as redes colaborativas de docentes valorizam o professor por evidenciar a crucial importância da troca entre os pares do chão da escola (evolução da matriz individual para a coletiva) e a pesquisa sobre a prática realizada pelos próprios professores e em parceria com as universidades e (iii) foram identificados várias semelhanças (positivas e negativas) na profissão docente do Brasil e Portugal e em diferentes redes de ensino que podem ser abordadas para a valorização da carreira docente como, por exemplo, maior tempo para pesquisa, formação e troca entre os pares como foi o ARTICULA-TE.
This course conclusion work (TCC) has reports such as teacher training, practices through multimodal narratives and the appreciation of the teaching profession observed in the Cycle of Luso-Brazilian Seminars ARTICULA-TE - Dos Relatos de Práticas Profissionais à articulação da pesquisa com as práticas. The Articul@ções Network (national and international) is made up of the public authorities of institutions, entities, social movements and civil education and is connected in a network in the extension, management and through projects and idealized by Articul@ções or by partners. ARTICULA-TE comprises an initiative of extension work, basic education, management and university research having brought together basic education in Brazil and teachers, members of the secondary/high school community (teachers, students and administrative technicians) different universities and authorities of public authorities. The type of empirical research carried out was descriptive research of a qualitative nature. The context in which the study was carried out was the Portuguese-Brazilian seminar cycle called ARTICULA-TE. The data source is the Youtube channel of Articul@ções and the data were two videos from ARTICULA-TE. The general objective was to analyze the role of an ARTICULA-TE collaborative course focused on professional practices for career enhancement and teaching professionalization. The specific objectives were: (i) to describe the importance given by teachers to the role of collaborative networks in valuing the teaching profession; (ii) identify the importance of reports of practices for the continuing education of teachers; (iii) mapping the needs claimed by teachers regarding professional development. The results were: (i) the reports of practices proved to be an important strategy of continuing education by highlighting the difficulties encountered in the execution of activities and pedagogical practices, (ii) collaborative networks of teachers value the teacher for highlighting the crucial importance from the exchange between peers on the school floor (evolution from the individual matrix to the collective one) and the research on the practice carried out by the teachers themselves and in partnership with the universities and (iii) several similarities (positive and negative) in the teaching profession from Brazil and Portugal and in different teaching networks that can be approached to enhance the teaching career, such as, for example, more time for research, training and exchange between peers, as was the case with ARTICULA-TE.
Descrição
Citação
MORAIS JUNIOR, E. M. Articula-te Luso-Brasileiro - formação docente, prática profissional e valorização da carreira no Brasil e em Portugal. 2022. 83 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2022.
Pré-visualização PDF(s)