Jogos digitais e gamificação na aprendizagem: um guia interativo para as aulas de português no primeiro ciclo do ensino fundamental
Data
2022-07-23
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
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Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar as principais características de jogos digitais e gamificação mais utilizados nas aulas de língua portuguesa no primeiro ciclo do ensino fundamental. Como resultado da pesquisa, desenvolveu-se um framework em formato de guia interativo cujo objetivo principal é auxiliar os professores que trabalham com essa faixa etária. Esse material os apresentará as opções e possibilidades educacionais desses artefatos e metodologias, auxiliando-os a fazer escolhas conscientes dos recursos lúdicos disponíveis ou a produzir suas próprias estratégias pedagógicas gamificadas.
The present work aims to clarify the main characteristics of digital games and gamification strategies most used in Portuguese classes of the first cycle of elementary school. As a result of the research, a framework was developed as an interactive guide. The main goal of this artifact is to show teachers some educational possibilities and methodologies that might help them feel capable of making assertive choices regarding digital playful materials or to create their own gamification teaching strategies.
The present work aims to clarify the main characteristics of digital games and gamification strategies most used in Portuguese classes of the first cycle of elementary school. As a result of the research, a framework was developed as an interactive guide. The main goal of this artifact is to show teachers some educational possibilities and methodologies that might help them feel capable of making assertive choices regarding digital playful materials or to create their own gamification teaching strategies.