Efeitos da obesidade materna pré gestacional associada ao consumo de diferentes tipos de ácidos graxos sobre o metabolismo glicídico, lipídico e estado inflamatório da prole com 21 dias de vida

Data
2022-08-05
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O padrão de dieta alimentar ocidental marcado pelo consumo excessivo de produtos ultraprocessados, gorduras saturadas e trans tem apresentado forte relação com o crescente índice de obesidade ao redor do mundo. Esse fator tem sido motivo de atenção em grupos mais suscetíveis como as gestantes, uma vez que a obesidade pode estar associada ao desenvolvimento de pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, complicações no parto e morbidade infantil. Além disso, a influência das condições em que o feto é exposto durante o desenvolvimento intrauterino é capaz de desencadear alterações epigenéticas associadas à doenças crônicas não transmissíveis que podem ser manifestadas ao longo da vida do concepto. O presente estudo visa analisar os efeitos da obesidade materna pré-gestacional quando associada a diferentes tipos de ácidos graxos e a relação com a adiposidade, o perfil lipídico, o metabolismo da glicose e a expressão de proteínas pró-inflamatórias nos descendentes com 21 dias de vida.
Descrição
Citação
GONÇALVES, Bianca Gabrielle das Neves. Efeitos da obesidade materna pré gestacional associada ao consumo de diferentes tipos de ácidos graxos sobre o metabolismo glicídico, lipídico e estado inflamatório da prole com 21 dias de vida. 2022. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Nutrição) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.
Coleções
Pré-visualização PDF(s)