Educação não formal e as questões étnico-raciais: possibilidades abertas para (re)educar nas ausências

Imagem de Miniatura
Data
2022-07-11
Autores
Ramalho, Gabriela Ramos [UNIFESP]
Orientadores
Silva, José Carlos Gomes da [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Através de um estudo transversal entre os campos da educação, cultura e dança, a pesquisa intenta refletir acerca do papel da Educação Não Formal como potencializadora do debate sobre as questões étnico-raciais, ao evidenciar nas suas práticas pedagógicas as contribuições das culturas de matrizes africanas para a formação social brasileira. A Educação Não Formal, mobilizada aqui, é colocada como um espaço que confronta às lógicas hegemônicas alicerçadas por um discurso eurocêntrico, monocultural, presente nos currículos da educação institucionalizada, que não contemplam as especificidades dos estudantes negros e nãobrancos. Esta pesquisa surge, assim, à partir da experiência prática de Dança Afro Brasileira realizada no equipamento público Centro de Culturas Negras - Mãe Sylvia de Oxalá, localizado no Jabaquara, em que se busca refletir quais as possibilidades que a Educação Não Formal pode oferecer ao debate das questões étnico-raciais e como germinam dentro de manifestações artísticas e culturais, que carregam em suas performances uma pluralidade práticas elaboradas pela diáspora africana.
Through a cross-sectional study between the fields of education, culture and dance, the research intends to reflect on the role of Non-Formal Education as a debate potentiator about on ethnic-racial issues by evidencing in their pedagogical practices the contributions of cultures of African origins to the Brazilian social formation. Non-Formal Education, mobilized here, is placed as a space that confronts the hegemonic logics based on a Eurocentric, monocultural discourse present in the curriculums of institutionalized education, that do not contemplate the specificities of black and non-white students. This research arises, therefore, from the practical experience of Afro-Brazilian Dance carried out in public equipment Centro de Culturas Negras Jabaquara - Mãe Sylvia de Oxalá, located in Jabaquara, which seeks to reflect on the possibilities that Non-Formal Education can offer to the debate of ethnic-racial issues and how it germinates within artistic and cultural manifestations, which carry in their performances a plurality of practices elaborated by the African diaspora.
Descrição
Citação
Ramalho, Gabriela Ramos Educação não formal e as questões étnico-raciais: Possibilidades abertas para (re)educar nas ausênciasTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Paulo. Escola Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Guarulhos, 2022.