Por uma história da filosofia contemporânea de(s)colonial: contribuições de Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro e Djamila Ribeiro

Data
2022-07-25
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Procuramos situar a necessidade de uma História da Filosofia De(s)colonial, dentro do campo da História da Filosofia Contemporânea. O recorte trabalhado será situar o comparativo entre o pensamento de três filósofas brasileiras: Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro e Djamila Ribeiro. A partir da singularidade teórica de cada uma, tentaremos traçar suas contribuições, tanto conceituais, quanto sobre as opressões de gênero, raça e classe e as suas interseccionalidades, para se pensar esse percurso de(s)colonial. Dentre os objetivos específicos propostos, destacamos a reflexão dos conceitos mobilizados pelas autoras, como Amefricanidade, Epistemicídio e Lugar de Fala, e as suas devidas confluências para se pensar a descolonização do conhecimento, como também demarcar a interação e a importância dos movimentos decolonial e feminista negro nessa trajetória.
Descrição
Citação
VIEIRA, Julia de Freitas. Por uma História da Filosofia Contemporânea De(s)colonial: Contribuições de Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro e Djamila Ribeiro. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História). São Paulo. Universidade Federal de São Paulo. 2022. 65 f.
Coleções
Pré-visualização PDF(s)