Avaliação de um programa de educação alimentar e nutricional em idosos: impacto nos níveis séricos de vitamina B12
Data
2021-11-04
Tipo
Tese de doutorado
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Resumo
Objetivo: avaliar o efeito de um programa de intervenção nutricional no consumo e
nos níveis séricos de vitamina B12 entre idosos acompanhados em uma coorte
populacional no município de São Paulo, Brasil. Métodos: ensaio clínico
randomizado não cego realizado com amostra de idosos acompanhados pelo
Estudo EPIDOSO. Foram incluídos idosos não demenciados ou com diagnóstico de
demência questionável (CDR < 1,0). Os dados de consumo de vitamina B12 foram
coletados através de seis Inquéritos Recordatórios de 24hs (3 na linha de base e 3
após a intervenção). As concentrações sanguíneas de vitamina B12 foram
determinadas por ensaio microbiológico em placas de microtitulação. A intervenção
consistiu em três sessões de 1 hora e meia com atividades teóricas e práticas sobre
os temas: alimentação saudável; consumo de folhas verdeescuras
e horticultura;
consumo de alimentos fonte de vitamina B12 e técnicas de amaciamento de carnes.
O efeito da intervenção foi avaliada através de Análise de Variância para Medidas
Repetidas e Análise por Intenção de Tratar missing at random. Resultados: A
amostra foi composta por 192 idosos. A prevalência de inadequação no consumo de
vitamina B12 foi de 26,6%. A deficiência de vitamina B12 sérica atingiu 5,9 % dos
idosos. Foi observada uma redução significativa na vitamina B12 sérica entre os
participantes do grupo intervenção. Não houveram mudanças significativas no
consumo e nos níveis séricos de vitamina B12 quando comparadas as diferenças
entre os grupos. Conclusão: Os resultados demonstram a necessidade de
desenvolvimento de novas estratégias de EAN voltadas para o envelhecimento
saudável, com o objetivo de reduzir a prevalência de inadequação no consumo de
vitamina B12 e prevenir o desenvolvimento de agravos neurocognitivos.