Voleibol na escola: análise de diferentes estratégias didático pedagógicas no ensino fundamental
Data
2022-02-20
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Introdução: No Ambiente escolar, a prática do voleibol é ainda amplamente influenciada
pelo modelo tecnicista. Objetivo: Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi compreender as
possibilidades didático pedagógicas do ensino do Voleibol no ambiente escolar para alunos do Ensino
Fundamental, no que se refere as suas estratégias e implicações no processo, que superem com as
metodologias tecnicistas tradicionais de ensino. Método: Foi realizada uma revisão bibliográfica
narrativa utilizando-se as bases de dados Lillacs, Scielo, Google Acadêmico. A pesquisa incluiu
trabalhos publicados entre os anos de 2006 a 2021. Os descritores utilizados nas buscas foram:
“Educação Física Escolar”, “Voleibol Escolar”, “Estratégias Pedagógicas”, “Estilos de Ensino”
“Voleibol e Ensino Fundamental”. Além disso, foram considerados livros, teses e dissertações das
principais bibliotecas universitárias que se correlacionavam com o tema. Resultados: Como
resultados foram apresentados os principais estudos e reflexões acerca do tema nos seguintes
contextos: Como é balizada a Educação Básica Brasileira; Metodologias tecnicistas no ambiente
escolar; O professor e os desafios no ambiente escolar; Voleibol no Ambiente Escolar; Estratégias
didático pedagógicas que rompam com as metodologias tradicionais, visando uma educação física
renovadora a partir do voleibol no ambiente escolar. Conclusão: Apesar dos diversos desafios, que
os professores encontram no ambiente escolar, deparamo-nos com a dificuldade de combinar
diferentes fatores que dizem respeito à formação humana, sendo assim há vários desafios dentro e
fora da sala de aula, que dificultam o trabalho docente, como falta de estruturas físicas compatíveis,
como quadras, materiais esportivos, materiais didáticos, desafios externos como a relação e respeito
dos demais profissionais do ambiente escolar, o que torna seus conhecimentos e métodos de trabalho
obsoletos e ultrapassados, os condicionando a trabalhar somente em uma perspectiva tecnicista.
Abordagens como o Estilo de Ensino de Muska Mosston, por ensinos menos diretivos em suas aulas,
outras abordagens utilizando-se de jogos reduzidos, jogos pré-desportivos, jogos condicionados,
todos acompanhados de uma reflexão coletiva para a criação e desenvolvimento das situações
problemas, apresentam-se como uma excelente opção para o ambiente escolar.
Introduction: In the school environment, in Physical Education classes, volleyball is a sport that has its practice widely influenced by the technical model. Aim: To understand the didactic and pedagogical possibilities of teaching volleyball in the school environment for students of elementary school, with regard to its strategies and implications in the process, which break with traditional technical methodologies. Method: A narrative bibliographic review was carried out using the Lillacs, Scielo, and Google Academic databases. The search included papers published from 2006 to 2021. The descriptors used in the searches were: "School Physical Education", "School Volleyball", "Pedagogical Strategies", "Teaching Styles", "Volleyball and Elementary School". In addition, books, theses and dissertations from major university libraries that correlated with the topic were considered. Results: As results were presented the main studies and reflections about the theme in the following contexts: How is the Brazilian Basic Education balanced; Technicist methodologies in the school environment; The teacher and the challenges in the school environment; Volleyball in the School Environment; Didactic and pedagogical strategies that break with traditional methodologies, aiming a renovating physical education from volleyball in the school environment. Conclusion: Despite the many challenges that teachers face in the school environment, which often condition them to work only in a technical perspective, approaches such as Muska Mosston's Teaching Style, for less directive teaching in their classes, approaches using reduced games, pre-sports games, conditioned games, all accompanied by a collective reflection for the creation and development of problem situations, present themselves as an excellent option for the school environment.
Introduction: In the school environment, in Physical Education classes, volleyball is a sport that has its practice widely influenced by the technical model. Aim: To understand the didactic and pedagogical possibilities of teaching volleyball in the school environment for students of elementary school, with regard to its strategies and implications in the process, which break with traditional technical methodologies. Method: A narrative bibliographic review was carried out using the Lillacs, Scielo, and Google Academic databases. The search included papers published from 2006 to 2021. The descriptors used in the searches were: "School Physical Education", "School Volleyball", "Pedagogical Strategies", "Teaching Styles", "Volleyball and Elementary School". In addition, books, theses and dissertations from major university libraries that correlated with the topic were considered. Results: As results were presented the main studies and reflections about the theme in the following contexts: How is the Brazilian Basic Education balanced; Technicist methodologies in the school environment; The teacher and the challenges in the school environment; Volleyball in the School Environment; Didactic and pedagogical strategies that break with traditional methodologies, aiming a renovating physical education from volleyball in the school environment. Conclusion: Despite the many challenges that teachers face in the school environment, which often condition them to work only in a technical perspective, approaches such as Muska Mosston's Teaching Style, for less directive teaching in their classes, approaches using reduced games, pre-sports games, conditioned games, all accompanied by a collective reflection for the creation and development of problem situations, present themselves as an excellent option for the school environment.
Descrição
Citação
SILVA, Evandro Lopes da. Voleibol na escola: análise de diferentes estratégias didático pedagógicas no ensino fundamental. 2022. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.