Formação na ação? um estudo sobre as práticas coletivas dos sujeitos no movimento dos trabalhadores sem teto (mtst)

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Data
2021-12-10
Autores
Santos, Paulo Henrique Alves dos [UNIFESP]
Orientadores
Vóvio, Claudia Lemos [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Os movimentos sociais carregam o potencial de agregar indivíduos em torno de demandas comuns, desembocando em novas práticas de seus integrantes. Diante disso, a educação aparece como elemento assaz importante, sendo demanda direta dos atores querelantes e/ou ferramenta elementar no desenvolvimento do trabalho de conscientização no interior das organizações; especificamente, referimo-nos à educação popular. Objetivamos, neste estudo de caso, compreender qual o potencial da participação em ações cotidianas, no interior do MTST, na transformação da percepção dos sem-teto sobre a realidade social, isto é, como os sem-teto percebem e entendem as lutas que se engajam, e se elas, junto às suas experiências cotidianas, constroem novas compreensões sobre as injustiças sociais sofridas, seus laços de solidariedade e sua coletividade. De caráter qualitativo, na geração de dados, empregamos a observação participante do cotidiano de uma ocupação localizada na cidade de Guarulhos (SP) e aplicamos entrevistas semiestruturadas junto a quatro sem-teto participantes deste estudo. Pressupomos, com base na literatura sobre movimentos sociais e educação popular, principalmente por meio das contribuições de Paulo Freire, Maria da Glória Gohn e Roseli Caldart, que, ao tomar parte das práticas cotidianas de uma ocupação, os sem-teto transformam-se, desenvolvendo aprendizagens e produzindo saberes. Por essa razão, é de nosso interesse compreender como esses processos se engendram, bem como quais as percepções dos sem-teto a partir de narrativas sobre essas experiências, contribuindo, assim, para o debate em relação ao caráter emancipatório e transformador da educação em ambientes não formais e informais.
Social movements have the potential to bring together individuals around common demands, leading to new practices by their members. Therefore, education appears as a very important element, being a direct demand of the plaintiffs and/or an elementary tool in the development of awareness work within organizations, specifically, we refer to popular education. In this case study, we aim to understand the potential of participation in daily actions, within the MTST, in transforming the perception of the homeless about social reality, that is, how the homeless perceive and understand the struggles they undertake and if these, together with their daily experiences, build new understandings about their rights, bonds of solidarity and collectivity. With a qualitative character, in the data generation we used participant observation of the daily life of an occupation located in the city of Guarulhos (SP), and we applied semi-structured interviews with four homeless people who participated in this study. We assume, based on the literature on social movements and popular education, mainly through the contributions of Paulo Freire, Maria da Glória Gohn and Roseli Caldart, that, by taking part in the daily practices of an occupation, the homeless transform themselves, developing learning and producing knowledge. For this reason, it is of our interest to understand how these processes are engendered, as well as the perceptions of the homeless from narratives about these experiences, thus contributing to the debate regarding the emancipatory and transformative character of education in non-homeless environments. formal and informal.
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