dc.contributor.advisor | Baumgarten, Jens Michael | |
dc.contributor.author | Torres, André da Silva | |
dc.coverage.spatial | Guarulhos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-01T21:19:52Z | |
dc.date.available | 2021-12-01T21:19:52Z | |
dc.date.issued | 2020-09-23 | |
dc.identifier.citation | TORRES, André da Silva. O contato entre a prática educativa freireana e o projeto educativo da 24ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo. 2021. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Programa de Pós-Graduação em História da Arte, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2020. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62380. Acesso em: 1 dez. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62380 | |
dc.description.abstract | A proposta neste estudo é pesquisar sobre a relação entre o pensamento do filósofo da
educação Paulo Freire e a proposta da 24ª Bienal de São Paulo para seu projeto educativo. O
Núcleo Educação (setor educativo) da mostra almejou tratar a instigadora potencialidade da
arte como mediadora de reflexão, desenvolvedora da criticidade, da autonomia, da
emancipação humana e propulsora de mobilizações transformadoras. Para legitimar e
construir uma proposta coerente com o objetivo, o setor educativo abordou a educação crítica
freireana como uma das referências para o desenvolvimento de um projeto que dialogasse
com a práxis libertadora e o desenvolvimento da criticidade mediada pela arte. Busca-se
compreender nesta pesquisa se o projeto educativo da 24ª Bienal de São Paulo obteve
resultados satisfatórios, de acordo a concepção problematizadora da educação segundo a
teoria do conhecimento elaborada por Freire. Analisar-se-á se a prática educativa
emancipatória da construção do conhecimento e da consciência política através da práxis
humana como prática da liberdade, proposta pela educação freireana, foi eficientemente
incorporada às propostas do projeto educativo. Considerando as circulações e transferências
de conceitos e teorias, busca-se compreender se houve, de fato, a aproximação entre o
pensamento de Freire e a proposta do projeto educativo de reflexão e transformação do
pensamento crítico dos indivíduos através da arte, abarcando a problematização e
interpretação do contexto político, econômico e social. A realidade que mediatiza o contato
entre arte, artista, público e a instituição. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.format.extent | 248 f. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de São Paulo | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte-educação | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.subject | 24ª Bienal de São Paulo | pt_BR |
dc.title | O contato entre a prática educativa freireana e o projeto educativo da 24ª Bienal de Arte de São Paulo | pt_BR |
dc.title.alternative | The contact between freireana's educational practice and the educational project of the 24ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
unifesp.campus | Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) | pt_BR |
unifesp.graduateProgram | História da Arte | pt_BR |
unifesp.knowledgeArea | História da Arte | pt_BR |
unifesp.researchArea | Arte, Circulações e Transferências. | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1368882236926679 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1801238997224040 | pt_BR |