O contato entre a prática educativa freireana e o projeto educativo da 24ª Bienal de Arte de São Paulo
Resumen
A proposta neste estudo é pesquisar sobre a relação entre o pensamento do filósofo da
educação Paulo Freire e a proposta da 24ª Bienal de São Paulo para seu projeto educativo. O
Núcleo Educação (setor educativo) da mostra almejou tratar a instigadora potencialidade da
arte como mediadora de reflexão, desenvolvedora da criticidade, da autonomia, da
emancipação humana e propulsora de mobilizações transformadoras. Para legitimar e
construir uma proposta coerente com o objetivo, o setor educativo abordou a educação crítica
freireana como uma das referências para o desenvolvimento de um projeto que dialogasse
com a práxis libertadora e o desenvolvimento da criticidade mediada pela arte. Busca-se
compreender nesta pesquisa se o projeto educativo da 24ª Bienal de São Paulo obteve
resultados satisfatórios, de acordo a concepção problematizadora da educação segundo a
teoria do conhecimento elaborada por Freire. Analisar-se-á se a prática educativa
emancipatória da construção do conhecimento e da consciência política através da práxis
humana como prática da liberdade, proposta pela educação freireana, foi eficientemente
incorporada às propostas do projeto educativo. Considerando as circulações e transferências
de conceitos e teorias, busca-se compreender se houve, de fato, a aproximação entre o
pensamento de Freire e a proposta do projeto educativo de reflexão e transformação do
pensamento crítico dos indivíduos através da arte, abarcando a problematização e
interpretação do contexto político, econômico e social. A realidade que mediatiza o contato
entre arte, artista, público e a instituição.