O Programa de Atenção aos Ingressantes 2019 da Universidade Federal de São Paulo campus Osasco: o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) e as ações de apoio pedagógico
Data
2021
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este trabalho apresenta o Programa de Atenção aos Ingressantes, uma intervenção realizada
no campus Osasco da Unifesp, cujo objetivo é trabalhar questões de orientação acadêmica,
organização do tempo e técnicas de estudos, visando a diminuir reprovações e evasões. Tanto
a literatura nacional quanto a internacional apontam que os primeiros anos do ensino superior
caracterizam-se como um período de grandes mudanças para estudantes. Os dados relativos a
estudantes da Unifesp corroboram essa literatura, sobretudo no que diz respeito ao
Coeficiente de Rendimento (CR), que tem se mostrado um bom indicador de evasão: o CR
médio de estudantes que evadem está significativamente abaixo da média geral e estudantes
com baixo rendimento nos primeiros semestres apresentam maior risco de evasão. Foram
realizadas cinco ações em todas as turmas de ingressantes (períodos noturno e integral).
Trataremos aqui de duas ações: (1) apresentação dos serviços de apoio aos estudantes da
Unifesp e (2) realização de oficinas de organização do tempo e de fichamento. Algumas
variáveis ocasionaram diferenças nos resultados obtidos, a saber: atividade realizada com
estudantes do período integral e do noturno; atividade realizada no começo ou no fim das
aulas; presença ou não de docentes durante a realização da atividade; uso ou não das oficinas
como instrumento de avaliação dos(as) estudantes pelos(as) docentes. Por fim, a maioria dos
estudantes manifestou não ter hábitos de estudos, bem como desconhecimento de técnicas de
leitura e, ainda, interesse em outras atividades de leitura e escrita acadêmica.