SABERES DOCENTES EM CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS EM SITUAÇÃO DE ENFERMIDADE NA ESCOLA REGULAR

SABERES DOCENTES EM CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS EM SITUAÇÃO DE ENFERMIDADE NA ESCOLA REGULAR

Alternative title Teaching knowledge in learning contexts of students in a situation of illness in regular school
Author Matos, Welington Google Scholar
Advisor Menezes, Maria Aparecida Google Scholar
Graduate program Educação e Saúde na Infância e na Adolescência
Abstract A elaboração e implementação das políticas públicas na área educacional é um tema complexo, que deve ser analisado a partir de contextos sociais, políticos, econômicos e históricos, e que, acima de tudo demanda uma intencionalidade, na busca da garantia do direito de educação para todos. Destarte, a inclusão é uma tônica nesse debate, podendo apontar para diversas formas, dentre elas o retorno de alunos com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) às escolas regulares, após período de enfermidade. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo apontar quais saberes são necessários ao professor dos anos iniciais da educação básica na reintegração do aluno com doença crônica a essas escolas, após internação hospitalar, em seus intervalos e/ou durante o tratamento. A pesquisa justifica-se pela importância da discussão e análise sobre o acolhimento desses alunos como uma das formas de educação inclusiva e, consequentemente, da atuação do professor em sala de aula nesses atendimentos, contribuindo não apenas para uma melhor aprendizagem como também na aceitação geral das diferenças individuais, inerentes ao processo de inclusão. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória descritiva, sendo utilizadas como instrumento de pesquisa entrevistas semiestruturadas, realizadas em 4 (quatro) escolas da rede municipal de ensino da cidade de Guarulhos, São Paulo, especificamente das séries iniciais da educação básica, sendo utilizada a Análise de Conteúdo como técnica de estudo dos dados que emergiram dessas entrevistas. Os principais resultados obtidos no contexto desta pesquisa apontam como saberes necessários ao professor: atitudes que envolvam maior relacionamento interpessoal com seus alunos, privilegiando a interação a partir da dialogicidade no enfretamento de situações do cotidiano de sala de aula; a necessidade de processos de formação continuada que visem reflexões acerca do acolhimento de alunos enfermos; e a importância percebida no compartilhamento de experiências dos educadores nas relações com seus pares, objetivando desta maneira, uma atuação que resulte em uma aprendizagem mais eficaz no atendimento de alunos com doenças crônicas respondendo às especificidades desses estudantes a partir de uma concepção inclusiva.

The elaboration and implementation of public policies in the educational area is a complex topic, which must be analyzed from social, political, economic and historical contexts, and which, above all, demands intentionality, in the pursuit of guaranteeing the right to education for all. Thus, inclusion is a keynote in this debate, and may point to several ways, including the return of students with non-communicable chronic diseases (NCDs) to regular schools, after a period of illness. This research aims to point out what knowledge is needed by teachers in the early years of basic education in the reintegration of students with chronic illnesses to these schools, after hospitalization, during breaks and/or during treatment. The research is justified by the importance of discussion and analysis about the reception of these students as one of the forms of inclusive education and, consequently, the role of the teacher in the classroom in these cares, contributing not only to better learning but also to general acceptance of individual differences inherent in the inclusion process. This is an exploratory descriptive study, being used as a research instrument semi-structured interviews, carried out in 4 (four) schools in the municipal education network in the city of Guarulhos, São Paulo, specifically in the early grades of basic education, and using Content Analysis as technique for studying the data that emerged from these interviews. The main results obtained in the context of this research point out as necessary knowledge for the teacher: attitudes that involve greater interpersonal relationships with their students, favoring interaction based on dialogical in dealing with daily situations in the classroom; the need for continuing education processes aimed at reflections on the welcoming of ill students; and the perceived importance of sharing educators' experiences in their relationships with their peers, thus aiming at an action that results in more effective learning in the care of students with chronic diseases, responding to the specificities of these students from an inclusive conception.
Keywords Saberes docentes
Retorno à escola regular
Formação de professores
Alunos com doenças crônicas
Educação Inclusiva
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage São Paulo, on-line
Language Portuguese
Sponsor Não recebi financiamento
Date 2021-08-06
Published in MATOS, Welington de Andrade. Saberes docentes em contextos de aprendizagem de alunos em situação de enfermidade na escola regular. 2021. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Guarulhos, 2021.
Research area Questões relacionadas à infância e adolescência na formação de educadores e profissionais da saúde
Knowledge area Interdisciplinar - Educação e Saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 130 f.
Access rights Open access Open Access
Type Dissertation
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61961

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