• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Teses e Dissertações
  • PPG - História
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Teses e Dissertações
  • PPG - História
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Território da cinefilia: a Mostra Internacional de Cinema e a cidade de São Paulo (1977-1983)

Thumbnail
View/Open
EmersonDylan_TerritorioDaCinefilia.pdf (3.610Mb)
Date
2021-02-20
Author
Dylan, Emerson [UNIFESP]
Advisor
Ferla, Luis
Type
Dissertação de mestrado
Metadata
Show full item record
Alternative Title
Territory of cinephilia: The São Paulo International Film Festival and the city (1977-1983)
Abstract
Há mais de quarenta anos a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo se destaca como um dos principais festivais de cinema do Brasil. Fundada pelo jornalista e crítico de cinema Leon Cakoff em 1977, quando o país estava sob o regime militar, a Mostra esteve diretamente ligada ao Museu de Arte de São Paulo (MASP) durante suas sete primeiras edições, até o ano de 1983. Nesse período, enfrentou a censura política do regime e a chamada “censura do mercado” ao exibir filmes de diferentes países e linguagens, caracterizando-se como um evento de resistência cultural. Esta dissertação investiga a atuação da Mostra Internacional de Cinema em seu primeiro septênio e a relação que acabou criando com a cidade de São Paulo. Utilizando a documentação do acervo da Mostra, disponível no Centro de Pesquisas do MASP, além de fontes consultadas em outras instituições, o trabalho se insere no recente campo de estudo acadêmico sobre festivais de cinema. São abordados aspectos como a trajetória profissional de Leon Cakoff, os objetivos e alcances da Mostra e as relações que o festival teceu com seu território, através dos espaços de sociabilidade cinéfila que ajudou a consolidar na cidade de São Paulo.
Citation
DYLAN, Emerson. Território da cinefilia: a Mostra Internacional de Cinema e a cidade de São Paulo (1977-1983). 2021. 232 f. Dissertação. (Mestrado em História) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021.
Keywords
Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Festivais de cinema
Museu de Arte de São Paulo
Leon Cakoff
Sponsorship
Não recebi financiamento
URI
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61960
Collections
  • PPG - História [216]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV