Análise e comparação da construção da personagem Vercingetórix em "Comentários sobre a Guerra Gaulesa", de Júlio César, e nas histórias em quadrinhos de Asterix, de A. Uderzo e R. Goscinny.

Imagem de Miniatura
Data
2020-09-30
Autores
Nascimento, Karen Klein [UNIFESP]
Orientadores
Morganti, Bianca Fanelli [UNIFESP]
Tipo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A partir da construção da narrativa feita por Júlio César em seu livro “Comentários sobre a Guerra Gaulesa” (Commentarii de Bello Gallico) e das histórias em quadrinhos de Asterix, criadas por R. Goscinny e A. Uderzo, a presente pesquisa tem por objetivo analisar os aspectos que constituem a figura de Vercingetórix criados por César em seu texto memorialístico de caráter retórico e histórico, em contraponto com a construção ficcional dessa mesma personagem nas histórias em quadrinhos de Asterix. A pesquisa também buscará compreender como se dá a transformação desse herói, que fora derrotado em batalha e que teve toda a sua representação realizada por seu inimigo (César) em um símbolo nacional. Desta forma, a pesquisa adquire importância no campo dos Estudos Clássicos, e particularmente da recepção dos clássicos e da Teoria e História Literária, visto que as formas dos discursos possuem grande interferência na construção da História e que a antiguidade, mesmo que de maneira fragmentada e interessada, ainda incide nas narrativas literárias, artísticas e políticas da modernidade.
Descrição
Trabalho de iniciação científica voluntária na área dos Estudos Clássicos de Letras.
Citação
NASCIMENTO, Karen Klein. Análise e comparação da construção da personagem Vercingetórix em "Comentários sobre a Guerra Gaulesa", de Júlio César, e nas histórias em quadrinhos de Asterix, de A. Uderzo e R. Goscinny, 2020