Os determinantes do desempenho escolar: uma análise de variáveis internas e externas das escolas públicas estaduais de ensino médio da diretoria de ensino – região São Vicente
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020-08-28
Autores
Jesus, Jorge Pinheiro de [UNIFESP]
Orientadores
Vazquez, Daniel Arias [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise sobre os
fatores determinantes dos resultados do IDESP – Índice de Desenvolvimento da
Educação do Estado de São Paulo dos anos de 2007 a 2018 de 57 escolas
estaduais de ensino médio da Diretoria de Ensino – Região São Vicente, a qual
são circunscritos os municípios de São Vicente, Praia Grande, Mongaguá,
Itanhaém e Peruíbe. O trabalho realizou um levantamento bibliográfico, uma
análise quantitativa dos indicadores educacionais e socioeconômicos das
unidades escolares e entrevistas semiestruturadas, com questões fechadas e
abertas, com diretores de escolas buscando entender como os indicadores
educacionais são utilizados no processo ensino-aprendizagem. Os resultados
dessa pesquisa mostram que: 1) o nível socioeconômico dos alunos, a carga
horária das aulas e o porte da escola interferem nos resultados educacionais; 2)
a política de responsabilização de alto impacto com sanções pecuniárias não
tem gerado efeitos consistentes no cumprimento das metas estipuladas e 3) na
visão dos diretores de escola o IDESP não é o melhor modelo a ser adotado
como instrumento de avaliação educacional.
The present work aims to carry out an analysis on the determinants of the results of the IDESP - Education Development Index of the State of São Paulo from the years 2007 to 2018 of 57 state high schools of the Directorate of Education - São Vicente Region, which are the districts of São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém and Peruíbe. The work carried out a bibliographic survey, a quantitative analysis of the educational and socioeconomic indicators of the school units and semi-structured interviews, with closed and open questions, with school principals seeking to understand how the educational indicators are used in the teaching-learning process. The results of this research show that: 1) the socioeconomic level of the students, the class load and the size of the school interfere in the educational results; 2) the high impact accountability policy with financial penalties has not generated consistent effects in meeting the stipulated goals and 3) in the view of school principals, IDESP is not the best model to be adopted as an educational assessment tool.
The present work aims to carry out an analysis on the determinants of the results of the IDESP - Education Development Index of the State of São Paulo from the years 2007 to 2018 of 57 state high schools of the Directorate of Education - São Vicente Region, which are the districts of São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém and Peruíbe. The work carried out a bibliographic survey, a quantitative analysis of the educational and socioeconomic indicators of the school units and semi-structured interviews, with closed and open questions, with school principals seeking to understand how the educational indicators are used in the teaching-learning process. The results of this research show that: 1) the socioeconomic level of the students, the class load and the size of the school interfere in the educational results; 2) the high impact accountability policy with financial penalties has not generated consistent effects in meeting the stipulated goals and 3) in the view of school principals, IDESP is not the best model to be adopted as an educational assessment tool.
Descrição
Citação
JESUS, Jorge Pinheiro de. Os determinantes do desempenho escolar: uma análise de variáveis internas e externas das escolas públicas estaduais de ensino médio da diretoria de ensino – região São Vicente. 2020. 168 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Políticas Sociais) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2020.