Ensino de história, cinema e ditadura civil militar do Brasil: os filmes Batismo de Sangue e O ano em que meus pais saíram de férias entre história e memória

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Data
2020-11-25
Autores
Donatti, Cristal Guerra [UNIFESP]
Orientadores
Carvalho, João do Prado de Ferraz de
Tipo
Dissertação de mestrado profissional
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Resumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar as relações entre História e Cinema, buscando compreender as disputas de memória que estão inseridas no campo cinematográfico, tendo como recorte temático a Ditadura Civil Militar Brasileira, bem como pensar e analisar as implicações que o uso do cinema pode trazer para o Ensino de História. A pesquisa foi produzida em virtude das disputas de memórias sobre o passado, principalmente sobre o regime militar brasileiro de 1964. No contexto atual, em que os usos do passado são recorrentes para legitimações de projetos políticos, o cinema, como meio de comunicação de massa, é um lugar de memória. Nessa pesquisa foram selecionados dois filmes: “O ano em que meus pais saíram de férias” e o filme “Batismo de Sangue”. A escolha dos filmes foi baseada na análise dos seus usos no ensino de história. Para compreender as memórias representadas nesses filmes foram analisados a partir de uma metodologia que buscou apresentar as sequências de cenas que constituem a narrativa do filme, bem como alguns elementos da linguagem cinematográfica utilizada. Também foram feitas análises buscando compreender como os aspectos memorialísticos relacionam-se com a História e suas implicações e potencialidades de seu ensino. Ao final, é apresentada a parte propositiva da pesquisa, na qual proponho uma sequência didática que possa fomentar e contribuir com os usos do cinema como fonte histórica por outros professores no ensino de história.
The present work has as goal to analyse the relations between History and Cinema, aiming to comprehend the memory disputes that are not inserted in the cinematographic field using the Brazilian Military Civil Dictatorship as a thematic cut out, as well as to think and analyse the implications that the usage of Cinema brings to History teaching. The research was produced due to memory disputes about the past in the current context in which the usage of the past is recurrent for political projects legitimations, mainly about the Brazilian military regime of 1964 in which the Cinema as a mean of mass communication is a place of memory. In this research, it was selected two movies, which are "O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias" and "O Batismo de Sangue", a selection that was based in these movies usage in History teaching. To comprehend the memories represented in these movies, they were analysed as from a methodology that sought to present the scene sequencies that constitute the movies narratives, as well as some elements of the film production language that was used. Analysis were also made seeking to comprehend how the memorialistic aspects relate themselves to History and its implications and potencialities in History teaching. Lastly, it is presented the purposeful part of the research in which it's proposed a didactic sequence that can foment and contribute to the usages of cinema as a historical source by other teachers in History teaching.
Descrição
Citação
DONATTI, C. Ensino de História, Cinema e Ditadura Civil Militar do Brasil: os filmes Batismo de Sangue e O ano em que meus pais saíram de férias entre História e Memória. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória). Escola de Filosofia, Letras e Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, p. 114. 2020