Nacionalismo e Identidade Nacional da Coreia do Sul: Análise do Filme 'Piagol' (1955)

Imagem de Miniatura
Data
2021-05-28
Autores
Oliveira, Camila Regina de
Orientadores
Osman, Samira Adel
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Após a reconhecida divisão nacional resultante da Guerra da Coreia (1950-1953), a Coreia do Sul entrou em um processo de transformações sob o governo de extrema-direita de Syngman Rhee. Em seu governo, com apoio dos Estados Unidos, Rhee dedicou sua administração a inserir políticas anticomunistas na sociedade sul-coreana através da Lei de Segurança Nacional, a fim de instituir uma identidade nacional ideologicamente anticomunista para o desenvolvimento do novo país orientado a ser reconhecido no mundo capitalista, no contexto da Guerra Fria. Este trabalho tem por objetivo analisar os processos históricos da construção do nacionalismo sul coreano a partir da narrativa fílmica de uma obra cinematográfica anticomunista, chamada Piagol (1955). Piagol conta a história de um grupo de guerrilheiros comunistas norte-coreanos em uma montanha (Jiri) da vila Pia (Gol para vila, em coreano), situada ao sudoeste da Coreia do Sul. A análise foi feita com base da decupagem do filme e explorado em suas características narrativas de diálogo, expressões, cenário e sons para compreender as emoções desenvolvidas ao público a fim de criar uma narrativa anticomunista na sociedade. Piagol (1955) foi um filme censurado pela Lei de Segurança Nacional, por aparentemente proporcionar visões pró-comunistas. Por isso, o filme foi alterado e passou por alguns cortes. Com o estudo apresentado percorremos pelo desenvolvimento da consciência nacional coreana durante a era do imperialismo e pela inserção do anticomunismo durante a colonização japonesa, no início do século XX compreendendo a continuidade do caráter anticomunista integrado ao desenvolvimento da Coreia do Sul como nação distinta da Coreia do Norte.
Descrição
Citação
OLIVEIRA, C.R
Coleções