A Educação Física como meio de inclusão social e acesso ao esporte paralímpico em jovens com deficiência visual

Data
2021-08-19
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar e compreender o acesso à iniciação esportiva em modalidades paralímpicas e a influência vivenciada pelo meio social em adolescentes com deficiência visual. Dessa forma, foram avaliados 23 jovens abrangendo ambos os gêneros, proveniente de diferentes modalidades paralímpicas e com idade entre 13 e 18 anos. Cada voluntário participante preencheu o questionário fechado e as respostas foram avaliadas de acordo com o histórico individual e esportivo gerando um resultado médio do grupo. Foi observado a predominância entre cinco modalidades paralímpicas de experiências prévias dos atletas, como também, nas atuais modalidades praticadas pelos mesmos. O processo de incentivo, acesso e inclusão social deu-se, em maioria, por meio do professor e das aulas de Educação Física. Conclui-se que a iniciação esportiva para crianças e adolescentes com deficiência visual em diferentes modalidades está diretamente associada à influência vivenciada pelos mesmos dentro do círculo social de cada um. Ainda que seja um acesso inicial e um pouco restrito em relação ao número de modalidades existentes, este processo tem tendência crescente já que o esporte paralímpico brasileiro se torna cada vez mais conhecido. Em relação aos meios acessíveis para a prática esportiva, o estudo indica que há a necessidade de aulas inclusivas e sistematizadas para a compreensão e desenvolvimento integral do paradesporto e do indivíduo com deficiência como ser social e autônomo.
This study aimed to identify and understand access to initiation in Paralympic sports and the influence experienced in the social environment by adolescents with visual impairment. Thus, 23 young people were evaluated, covering both genders, coming from different Paralympic sports and aged between 13 and 18 years. Each volunteer participant completed the closed form and the answers were evaluated according to individual and sporting history, generating an average result for the group. It was observed the predominance between five Paralympic modalities of the athletes' previous experiences, as well as in the current modalities practiced by them. The process of incentive, access and social inclusion took place, mostly, through the teacher and Physical Education classes. It can be concluded that sports initiation for children and adolescents with visual impairment in different modalities is directly associated with the influence experienced by them within their social circle. Although it is an initial access and a little restricted in relation to the number of existing sports, this process has a growing trend as the Brazilian Paralympic sport becomes more and more known. In relation to accessible means for the practice of sports, further studies are suggested from the perspective of the need for inclusive and systematized classes for the comprehensive understanding and development of parasports and the people with disability as a social and autonomous being
Descrição
Citação
SILVA, Maria Clara Costa da. A Educação Física como meio de inclusão social e acesso ao esporte paralímpico em jovens com deficiência visual. 2021. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2021.