Ofélia e Narbal Fontes na História da Literatura Infantil e Juvenil brasileira: um estudo de O gigante de botas (1941)

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Data
2021-08-13
Autores
Medrano, Mariana de Cássia [UNIFESP]
Orientadores
Oliveira, Fernando Rodrigues de
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
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Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta resultados de pesquisa em nível de graduação de forma vinculada ao Projeto Integrado de Pesquisa Literatura infantil e juvenil brasileira revisitada: temas, formas, finalidades e valor histórico, cultural e estético da produção literária nos séculos XIX e XX do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura – NIPELL, coordenado pelo professor Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira. Com o objetivo de contribuir para a produção de uma história da literatura infantil e compreender o lugar de Ofélia e Narbal Fontes nessa história, enfoca-se na produção literária desses autores, em especial o livro O gigante de botas, publicado em 1941. Por meio de abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, e da utilização de procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais, foi elaborado o documento Bibliografia de e sobre Ofélia (1902-1986) e Narbal Fontes (1899-1960): um instrumento de pesquisa, que apresenta referências de textos escritos por Ofélia e Narbal Fontes e de textos de outros autores que fazem menção ao casal. A partir da análise das referências contidas nesse instrumento de pesquisa, identificou-se que o livro O gigante de botas foi a obra mais reeditada do casal de escritores. A partir disso, o livro foi submetido à análise de alguns aspectos de sua configuração textual, verificando-se sua estrutura narrativa, edições e a inserção na série “Vaga-Lume” publicada pela Editora Ática. A relevância do enfoque se dá no fato de Ofélia e Narbal Fontes terem se consolidado como autores de destaque da literatura infantil brasileira a partir da década de 1920, num movimento crescente da escolarização das práticas de leitura e da necessidade de materiais didáticos para subsidiar essas práticas. Porém, a despeito da significativa circulação que seus livros tiveram, esse casal de escritores permanece inexplorado em estudos e pesquisas acadêmico-científicas sobre literatura infantil e juvenil.
This Course Conclusion Paper presents research results at the undergraduate level in connection with the Integrated Research Project: Brazilian Children's and Youth Literature Revisited: themes, forms, purposes and historical, cultural and aesthetic value of literary production in the 19th and 20th centuries of the Interdisciplinary Research Center on Language and Literature Teaching – NIPELL, coordinated by Professor Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira. With the objective of contributing to the production of a history of children's literature and understanding the place of Ofélia and Narbal Fontes in this history, it focuses on the literary production of these authors, in particular the book O gigante de botas, published in 1941. With a historical approach, centered on documentary and bibliographic research, and the use of procedures for locating, retrieving, gathering, selecting and ordering document sources, the document Bibliografia de e sobre Ofélia (1902-1986) and Narbal Fontes (1899- 1960): um instrumento de pesquisa, which presents references to texts written by Ofélia and Narbal Fontes and texts by other authors that mention the couple. Based on the analysis of the references contained in this research instrument, it was identified that the book O gigante de botas was the most republished work by the couple of writers. From that, the book was submitted to the analysis of some aspects of its textual configuration, verifying its narrative structure, editions and insertion in the series “Vaga-Lume” published by Editora Ática. The relevance of the focus lies in the fact that Ofélia and Narbal Fontes have consolidated themselves as prominent authors of Brazilian children's literature from the 1920s onwards, in a growing movement of schooling of reading practices and the need for teaching materials to support these practices. However, despite the significant circulation that their books had, this couple of writers remains unexplored in academic-scientific studies and research on children's and youth literature.
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MEDRANO, Mariana de Cássia. Ofélia e Narbal Fontes na História da Literatura Infantil e Juvenil brasileira: um estudo de O gigante de botas (1941). TCC (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos, 2021.
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