A educação infantil como espaço de exploração: relato de experiência a partir do Programa de Residência Pedagógica

Data
2021-07-29
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo apresentar relato de experiência decorrente do Programa de Residência Pedagógica em Educação Infantil junto à Universidade Federal de São Paulo. Como um programa diferenciado de estágio, que propicia aos estudantes do curso de Pedagogia processo de imersão em escolas públicas da rede de Guarulhos, o Programa de Residência Pedagógica se constitui com espaço formativo com relação à importância da educação infantil como momento formativo da criança no que tange às experiências táteis e sensoriais. Dessa forma, este TCC focou a apresentação de reflexões teóricas decorrentes da entrada na escola-campo em que foi realizada a Residência Pedagógica em Educação Infantil, o relato das questões suscitadas por essa entrada na escola, a elaboração de um plano de ação pedagógica e as aprendizagens formativas que a aplicação desse plano suscitou para as crianças e para a autora do relato. Dessa forma, reflete-se sobre o papel da Educação Infantil como etapa primordial da formação das crianças, reafirmando esse espaço como espaço de direito ao brincar, ao cuidado e às aprendizagens direcionadas.
Descrição
Citação
ROCHA, I. R. M. A educação infantil como espaço de exploração: relato de experiência a partir do Programa de Residência Pedagógica. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia), Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021.
Coleções
Pré-visualização PDF(s)