Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 9
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    Acessibilidade para os estudantes com discalculia do desenvolvimento: orientações para o ensino superior e pós-graduação
    (ProPGPq - Unifesp, 2024-11-14) Merino, Sibele Medeiros; Sacaloski, Marisa; Santos, Flavia Heloísa dos; http://lattes.cnpq.br/9477397514354196
    Trata-se de um ebook que aborda o que é a discalculia, avaliação, diagnóstico, legislação de suporte à educação inclusiva e orientações práticas para docentes e discentes sobre os ajustes necessários para estudantes do Ensino Superior e pós-graduação quanto aos aspectos didático pedagógicos.
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    Árvore da produção acadêmica da Pós-Graduação da UNIFESP (até o ano de 2019)
    (Unifesp, 2022-05) Palazzuoli, Mauricio Santos [UNIFESP]; Paes, Ângela Tavares [UNIFESP]; Slemian, Andréa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6991491816090142
    As Instituições de Ensino Superior (IES) públicas federais são centros de ensino e de pesquisa que tem como um dos seus papéis prioritários formar e congregar profissionais que gerem conhecimento em cada uma de suas áreas. Esse conhecimento gerado na forma de publicações em periódicos, livros e patentes movimentam a comunidade científica e pautam os caminhos das pesquisas e das suas principais áreas de concentração. No Brasil das últimas duas décadas ao menos, observou-se uma expansão do sistema universitário e da pesquisa produzida, da qual a UNIFESP, após seu processo de expansão iniciado em 2015, é um dos exemplos mais expressivos. O presente trabalho tem como objetivo mapear a produção acadêmica da UNIFESP por meio do levantamento e análise lexicométrica da produção (que concebemos aqui como “árvore”), indicando suas principais áreas de concentração e contato. Diante do volume ininteligível de dados e informações disponíveis, faz-se necessário o uso de ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para extrair, transformar e analisar esses dados, também para gerar visualizações desse corpus textual expondo as relações entre as diversas origens do conhecimento. Desenhar esse mapa de maneira visualmente atraente, inteligível e significativa, para fins de divulgação dos produtos entregues à sociedade também foi um de nossos objetivos. Para tanto desenvolvemos uma metodologia que apresentaremos circunstanciadamente.
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    Cartilha sobre estudantes com epilepsia no ensino superior e na Pós-graduação: o que o/a docente precisa saber?
    (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - ProPGPq, 2024-12-05) Coordenadoria de Integração , ProPGPq [UNIFESP]; Escritório de Ações Afirmativas, ProPGPq [UNIFESP]; Martins-Berggreen, Haiane Stefane; Sacaloski, Marisa [unifesp]; http://lattes.cnpq.br/3501056496991426
    Epilepsia é um distúrbio cerebral resultante da predisposição contínua do cérebro em gerar crises epilépticas e pelas implicações neurobiológicas, cognitivas, psicossociais e sociais decorrentes dessa condição, caracterizada pela presença de ao menos uma crise epiléptica (International League Against Epilepsy-ILAE, 2014). Devido à variedade de causas e formas de investigação, “os perfis epidemiológicos variam grandemente pelos vários países e regiões, com prevalências oscilando entre 4 e 10/1000” universitários/as (DIAS, 2011, p. 3). Há inúmeras causas e manifestações da epilepsia.
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    Deficiência Intelectual: orientações sobre ajustes específicos para estudantes
    (ProPGPq, 2023-12-01) ProPGPq, Coordenadoria de Integração Acadêmica [UNIFESP]; ProPGPq, Escritório de Ações Afirmativas [UNIFESP]; Machado, Márcia Di Santo de Melo; Molinari, Giovanna Lima; Marisa, Sacaloski [UNIFESP]; https://unifesp.br/reitoria/propgpq/
    A Deficiência Intelectual ou Transtorno do Desenvolvimento Intelectual é um transtorno com início no período do desenvolvimento e inclui déficits funcionais, intelectuais e adaptativos. Os déficits intelectuais abrangem funções como solução de problemas, raciocínio, pensamento abstrato, planejamento, juízo e aprendizagem. Já os déficits adaptativos envolvem os domínios conceitual, social e prático, relativos à independência e à responsabilidade social, envolvendo atividades comunitárias, sociais, habilidades acadêmicas e de vida diária. Os níveis de deficiência intelectual são classificados em graus: leve, moderado, grave e profundo. Estes níveis são definidos com base no comportamento adaptativo e descritos nos domínios conceitual, social e prático, com indicadores do nível de apoio requerido pela pessoa em cada situação. Do ponto de vista da vida diária e prática também há uma definição do nível de suporte que cada pessoa precisa. Há quatro níveis de suporte/apoio para as pessoas com deficiência intelectual: apoio intermitente, apoio limitado, apoio amplo e apoio permanente.
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    Cartilha para estudantes de Pós-Graduação Estrangeiros
    (ProPGPq, 2023-11-09) ProPGPq, Coordenação de Programas e Projetos Internacionais [UNIFESP]; https://unifesp.br/reitoria/propgpq/
    A pós-graduação (stricto sensu) na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) congrega vários cursos com formação intelectual e produção do conhecimento abrangendo todas as áreas de conhecimento (Exatas, Humanas, Biológicas e Saúde), e visa à formação de docentes, pesquisadores e profissionais especializados na respectiva área de atuação. No mestrado, busca-se a habilitação no desenvolvimento de ações didáticas bem como planejamento de ensino para a graduação da área escolhida. No doutorado, entretanto, tem-se como principal objetivo, a formação de pesquisadores com total domínio do conteúdo formal da área escolhida, discussão conceitual e atividade reflexiva, com o objetivo de torna-lo apto a desenvolver investigação científica de forma profissional e autônoma.