GESTÃO DE ESPAÇO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ON-LINE: Framework para a implementação de projeto de design educacional

Imagem de Miniatura
Data
2020-08-08
Autores
Baglini, Rodrigo Ferrari [UNIFESP]
Orientadores
Malheiro, Cicera Aparecida Lima [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O desenvolvimento de cursos à distância tem aumentado de maneira elevada nos últimos anos. Porém, evidenciamos que as plataformas que ofertam os cursos são gerenciadas por grandes empresas e instituições de ensino, que normalmente contratam professores para produzir conteúdo. O presente trabalho tem por objetivo desenvolver um framework que subsidie os professores que desejam implementar um projeto para cursos on-line a partir da experiência da Plataforma do GabaritaGeo©. A plataforma GabaritaGeo©, se trata de um espaço de formação on-line, onde são disponibilizados cursos de preparação de vestibulando para a realização de exames propostos nos processos seletivos. A concepção do protótipo se dá a partir da análise da Plataforma GabaritaGeo©. Para isso, utilizamos o CANVAS para sistematizar os elementos da Plataforma GabaritaGeo©, que se trata de um importante instrumento para ajudar na gestão de projetos. A partir das referências construídas pela plataforma GabaritaGeo© evidenciamos modelos viváveis para ofertar aos professores a construção de seu próprio do seu próprio curso, usando como referência um framework com base no GabaritaGeo e consequentemente contribuir para o seu ingresso no ambiente digital de ensino e aprendizagem. Apesar dos resultados terem apresentado os dados e os caminhos desenvolvidos pela plataforma, ainda se faz necessário em projetos futuros criar um escopo que seja mais acessível a todas as realidades dos professores, ainda sim, o estudo edificado neste projeto possibilita a inserção de professores como autores e protagonistas do seu percurso profissional.
The development of distance courses has increased significantly in the last years. However, we show that the platforms that offer the courses are managed by large companies and educational institutions, which usually hire teachers to produce content. The gift work aims to develop a framework that subsidizes teachers who want to implement a project for online courses from experience of the Platform of the GabaritaGeo©. The GabaritaGeo© platform is a online training space, where training courses are available. college entrance examinations for the exams proposed in the selection processes. THE Conception of the prototype is based on the analysis of the GabaritaGeo© Platform. For this, we use CANVAS to systematize the elements of the Platform GabaritaGeo©, which is an important tool to help with management of projects. From the references built by the GabaritaGeo© platform we evidence viable models to offer teachers the construction of your own from your own course, using as a reference a framework with base on GabaritaGeo and consequently contribute to your entry into the digital teaching and learning environment. Although the results have presented the data and the paths developed by the platform, even if makes it necessary in future projects to create a scope that is more accessible to all the realities of teachers, yet the study built in this project enables the insertion of teachers as authors and protagonists of their career path.
Descrição
Citação