Engenharias veladas: Ernesto Dias de Castro e a formulação de redes sociais, comerciais e profissionais em São Paulo (1895-1955)

Imagem de Miniatura
Data
2021-05-28
Autores
Moura, Carlos Thaniel Moura
Orientadores
Atique, Fernando
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A Casa Comercial e Importadora Ernesto de Castro & Cia., sucessora da Azevedo, Bueno & Cia., administrada pelos sócios Ernesto Dias de Castro (1873-1955) e Francisco de Paula Ramos de Azevedo (1851-1928), passou a funcionar na capital paulista em 1903, situada à Rua do Rosário, 17, no centro comercial da cidade à época. Estabelecida com objetivo de fornecer ao mercado da construção civil materiais e artigos nacionais e importados, a empresa operou em diferentes cenários econômicos, apresentando bastante relevância nas transformações da paisagem urbana de São Paulo até a sua dissolução em 1967. O estudo da companhia enseja o entendimento sobre as mudanças urbanas ocorridas em São Paulo na primeira metade do século XX, processo que se vincula à trajetória de um empresário do urbano que atuou significantemente em outros empreendimentos ligados ao mercado imobiliário: Ernesto Dias de Castro. Engenheiro civil, diplomado pela Escola Politécnica de São Paulo, comerciante e professor, Castro atuou no processo de expansão da urbanização da cidade, e é uma figura central para a história urbana de São Paulo. Sua biografia, elaborada a partir do levantamento de fontes em suas múltiplas tipologias, permite compreender a inserção deste ator social na rede de sociabilidade e espaço urbano paulista, seja em micro ou macro análise. A partir das redes conformadas por este indivíduo, o comércio se consolida como importante peça para as análises referentes ao intercâmbio de ideias – trocas nacionais e internacionais – estabelecendo uma compreensão de casas comerciais e importadoras no âmbito da construção civil em São Paulo, para além de suas alianças nacionais.
Descrição
Citação
MOURA, Carlos Thaniel. Engenharias veladas: Ernesto Dias de Castro e a formulação de redes sociais, comerciais e profissionais em São Paulo (1895-1955). Dissertação (Mestrado em História). Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos, 2021.
Coleções