Engenharias veladas: Ernesto Dias de Castro e a formulação de redes sociais, comerciais e profissionais em São Paulo (1895-1955)

Engenharias veladas: Ernesto Dias de Castro e a formulação de redes sociais, comerciais e profissionais em São Paulo (1895-1955)

Alternative title Veiled Engineering: Ernesto Dias de Castro and the making of social, commercial and professional networks in São Paulo (1895-1955)
Author Moura, Carlos Thaniel Moura Google Scholar
Advisor Atique, Fernando Google Scholar
Graduate program História
Abstract A Casa Comercial e Importadora Ernesto de Castro & Cia., sucessora da Azevedo, Bueno & Cia., administrada pelos sócios Ernesto Dias de Castro (1873-1955) e Francisco de Paula Ramos de Azevedo (1851-1928), passou a funcionar na capital paulista em 1903, situada à Rua do Rosário, 17, no centro comercial da cidade à época. Estabelecida com objetivo de fornecer ao mercado da construção civil materiais e artigos nacionais e importados, a empresa operou em diferentes cenários econômicos, apresentando bastante relevância nas transformações da paisagem urbana de São Paulo até a sua dissolução em 1967. O estudo da companhia enseja o entendimento sobre as mudanças urbanas ocorridas em São Paulo na primeira metade do século XX, processo que se vincula à trajetória de um empresário do urbano que atuou significantemente em outros empreendimentos ligados ao mercado imobiliário: Ernesto Dias de Castro. Engenheiro civil, diplomado pela Escola Politécnica de São Paulo, comerciante e professor, Castro atuou no processo de expansão da urbanização da cidade, e é uma figura central para a história urbana de São Paulo. Sua biografia, elaborada a partir do levantamento de fontes em suas múltiplas tipologias, permite compreender a inserção deste ator social na rede de sociabilidade e espaço urbano paulista, seja em micro ou macro análise. A partir das redes conformadas por este indivíduo, o comércio se consolida como importante peça para as análises referentes ao intercâmbio de ideias – trocas nacionais e internacionais – estabelecendo uma compreensão de casas comerciais e importadoras no âmbito da construção civil em São Paulo, para além de suas alianças nacionais.
Keywords Castro, Ernesto Dias de, 1873-1955
São Paulo (SP) - Comércio - História
Construção civil - São Paulo (SP) - História
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Guarulhos
Language Portuguese
Sponsor Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Grant number 2018/05032-1
Date 2021-05-28
Published in MOURA, Carlos Thaniel. Engenharias veladas: Ernesto Dias de Castro e a formulação de redes sociais, comerciais e profissionais em São Paulo (1895-1955). Dissertação (Mestrado em História). Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos, 2021.
Research area Instituições, Vida Material e Conflito
Knowledge area História e Historiografia
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 188
Access rights Open access Open Access
Type Dissertation
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61333

Show full item record




File

Name: MOURA-Carlos_ E ... ao-mestrado_2021_FINAL.pdf
Size: 12.87Mb
Format: PDF
Description: Dissertação de Mestrado Final
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account