Mapeando a compra e venda de imóveis no Pari (1890 a 1900): aspectos da urbanização de São Paulo na primeira década da República

Imagem de Miniatura
Data
2021-05-25
Autores
Barbour, Ana Maria Alves
Orientadores
Ferla, Luis Antonio Coelho
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Na virada do século XIX para o XX a cidade de São Paulo viveu grandes transformações motivadas por acontecimentos importantes como a proclamação da República, o desenvolvimento da economia cafeeira, o fim da escravidão, a imigração em massa e início da sua industrialização. Em um curto espaço de tempo a capital paulista se expandiu em tamanho, número de pessoas, edifícios, funções e problemas gerados por esse incremento, passando a demandar ações racionalizadoras que dessem conta de organizar a complexidade das relações que se estabeleciam. Nesse cenário, as áreas rurais e de várzea ao redor do centro da cidade passaram a ser foco de ocupação, entre elas o bairro do Pari. Composta basicamente por chácaras e terras devolutas, a região foi sendo loteada e retalhada por uma série de ruas, ocupada por indústrias e cortada pela estrada de ferro que ligava a cidade de Santos à de Jundiaí, impulsionando o mercado de imóveis. O bairro viveu então um período de transição, onde a paisagem urbana convivia com a rural e onde atuavam pessoas de diferentes classes sociais e em variadas atividades possibilitadas por esse ambiente diverso. Neste trabalho procura-se entender o vetor de urbanização do bairro do Pari a partir da elaboração de um Sistema de Informação Geográfica (SIG), o que inclui a espacialização dos dados encontrados nos livros de transcriação de imóveis (sobre compra e venda de propriedades no bairro), entre 1890 e 1900. Ao compreender aspectos do processo de apropriação e produção dos espaços dessa localidade e os diferentes grupos sociais envolvidos, estamos, ao mesmo tempo, investigando a natureza do processo de urbanização da cidade de São Paulo como um todo.
Descrição
Citação
BARBOUR, Ana Maria Alves. Mapeando a compra e venda de imóveis no Pari (1890 a 1900): aspectos da urbanização de São Paulo na primeira década da República. Dissertação (Mestrado em História) - EFLCH-UNIFESP. Guarulhos. 2021.
Coleções