Desempenho do membro superior durante o movimento dirigido ao alvo ao longo da segunda infância

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Data
2021-05-24
Autores
Oliveira, Danielle Silva Viegas de [UNIFESP]
Orientadores
Sá, Cristina dos Santos Cardoso de [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
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Resumo
Introdução: a realização do movimento voluntário de forma harmoniosa exige eficiência nos processos de planejamento e execução do movimento. Ao longo da segunda infância alterações estruturais no sistema nervoso central e no sistema musculoesquelético podem influenciar as estratégias necessárias para a realização do movimento. Objetivo: Avaliar as características do planejamento motor e da execução do movimento dirigido ao alvo em diferentes grupos etários. Métodos: trata-se de um estudo transversal que avaliou crianças com preferência manual à direita, sem alterações no desenvolvimento motor, agrupadas em três grupos conforme a idade: 7, 9 e 11 anos. As crianças realizaram uma tarefa de movimento dirigido ao alvo sentadas diante de um monitor segurando com o membro superior direito uma ponteira sobre uma mesa digitalizadora. Elas foram instruídas a realizar o movimento a partir de um alvo inicial em direção a um dos alvos (ipsi ou contralateral ao membro superior avaliado), da forma mais rápida possível, procurando acertar o centro do alvo. Variáveis temporais e espaciais relacionadas ao planejamento motor (i.e, tempo de reação e erro de direção inicial) e execução do movimento (i.e., tempo de movimento, pico de velocidade, erro de posição final, erro variável resultante e suavidade) foram analisadas através do teste ANOVA de medidas repetidas. Resultados: crianças de 7 anos foram menos eficientes para planejar o movimento e realizaram mais correções durante a sua execução. No entanto, tais estratégias foram suficientes para manter a acurácia e precisão da tarefa, uma vez que não foram encontradas diferenças entre as idades para essas variáveis. A direção do movimento influenciou no planejamento e na execução do movimento. Conclusão: As crianças foram capazes de realizar a tarefa com acurácia, precisão e tempo similares, mas diferiram nas estratégias utilizadas para planejar e executar o movimento. Crianças de 7 anos planejaram o movimento de forma menos eficiente e realizaram mais correções durante sua execução do que as crianças de 9 e 11 anos.
Introduction: carrying out the voluntary movement in a harmonious way requires efficiency in the planning and execution processes of the movement. During the middle childhood, structural alterations in the central nervous system and in the musculoskeletal system can influence the strategies needed to perform the movement. Aim: To evaluate the characteristics of motor planning and the execution of the aiming movement in different age groups. Methods: this is a cross-sectional study that evaluated right-handed children, without motor development deficits, organized into three groups according to age: 7, 9 and 11 years old. The children performed an aiming movement, seated in front of a monitor, holding a stylus pen on a drawing tablet with their right hand. They were instructed to perform the movement from an initial target towards one of the other targets (ipsi or contralateral to the evaluated upper limb), as quickly as possible, trying to hit the center of the target. Time and spatial variables related to motor planning (i.e., reaction time and initial direction error) and movement execution (i.e., movement time, peak velocity, final position error, resulting variable error and smoothness) were analyzed using repeated measures ANOVA test. Results: 7-year-old children were less efficient in planning the movement and made more adjustments during its execution. However, such strategies were sufficient to maintain the accuracy and precision of the task since no differences were found between the ages for these variables. The direction of the movement influenced the planning and execution of the movement. Conclusion: The children were able to perform the task with similar accuracy, precision, and time, but they differed in the strategies used to plan and execute the movement. 7-year-olders planned the move less efficiently and made more adjustments during their execution than the other groups
Descrição
Citação
OLIVEIRA, Danielle Silva Viegas de. Desempenho do membro superior durante o movimento dirigido ao alvo ao longo da segunda infância. 2021. 73 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2021.