A história da Música Popular Brasileira nas crônicas de Jota Efegê em O´Globo (1970-1980)

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Data
2021-05-31
Autores
Zanão, Camila Medina [UNIFESP]
Orientadores
Botelho, Denilson
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
O presente trabalho tem como principal objetivo investigar a construção da história da música popular brasileira, excepcionalmente aquela que se originou no âmbito da chamada primeira geração de historiadores interessados no tema a partir da análise das crônicas derivadas da prática jornalística e memorialista do carioca nascido no início do século XIX, João Ferreira Gomes, mais conhecido como Jota Efegê. A análise da trajetória individual de Jota Efegê que compõe o aspecto biográfico desse trabalho possibilitará, junto à análise minuciosa de sua obra, compreender como o universo citadino e boêmio do Rio de Janeiro, o samba, os sambistas e o carnaval eram representados nesses seus escritos e como essas representações atuaram na construção dessa história da música popular brasileira que se constituía temporalmente e era constituída discursivamente nesse momento singular. Jota caminhava e observava a cidade e pode ser entendido como um flâneur e como um intelectual mediador . As posições que Jota Efegê defende em relação a música popular urbana que surgia e se transformava, ao mesmo tempo em que era modificada pelas políticas públicas, o crescimento da cidade e as transformações do carnaval, nos conduzem a uma discussão a respeito do conceito de música popular e da relação desta com a construção da identidade nacional brasileira durante as décadas de 70 e 80.
Descrição
Citação
Zanao, Camila, M. A história da Música Popular Brasileira nas crônicas de Jota Efegê em O´Globo (1970-1980). 2021, 125f. Dissertação de Mestrado. Unifesp, Guarulhos, 2021.
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