Aprimoramento do grupo experimental (exercício físico) do protocolo Nadal-Lellis para o ensino de fisiologia do exercício auxiliado por smartphones

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019-12-09
Autores
Inamori, Pamella Mayumi Dias [UNIFESP]
Orientadores
Lellis-Santos, Camilo de [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Atualmente, o uso de smartphones é usual e rotineiro para todos, principalmente para alunos que estão integrados ao constante uso da tecnologia portátil. Estrategicamente, o uso desse recurso pode ser aproveitado em práticas pedagógicas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Com a escassez de recursos didáticos que envolvam tais tecnologias móveis, assim como o alto custo dos aparelhos para análise de dados fisiológicos; sendo as escolas impossibilitadas de adquirirem tais recursos, pode se fazer o uso do celular como ferramenta didática para o ensino de fisiologia. O presente trabalho visou aprimorar um protocolo de aula prática auxiliado por aplicativos de smartphones para o ensino de fisiologia do exercício. Para tanto, revisamos o protocolo Nadal Lellis, bem como atualizamos os aplicativos utilizados para desenvolver um protocolo de melhor usabilidade e de fácil acesso. Identificamos cerca de 30 aplicativos substitutivos aos utilizados no protocolo original. Todos os aplicativos selecionados foram capazes de reproduzir os resultados obtidos no protocolo original, exceto para aquele que detecta tempo de reação. Os aplicativos selecionados para o protocolo “EXERClass” revisado estão no idioma português, de fácil usabilidade e gratuitos. Assim, demonstramos que os smartphones podem servir como um laboratório portátil e oferecer à comunidade científica uma ferramenta didática possível de proporcionar uma aula prática contemporânea, geradora de dados científicos e de menor custo financeiro.
Nowadays the use of smartphones is usual and routine for everyone, especially for students who are integrated with the constant use of portable technology. Strategically, the use of this resource can be harnessed when it comes to pedagogical practices to facilitate the teaching-learning process. With the scarcity of teaching resources involving such mobile technologies as well as the high cost of devices for physiological data analysis, and schools unable to acquire such resources, the use of mobile phones can be used as a teaching tool for teaching physiology. The present work aimed to improve a practical classroom protocol aided by smartphone applications for the teaching of exercise physiology. To this end, we reviewed the Nadal-Lellis protocol, as well as updated the applications used to develop a better usability and easily accessible protocol. We identified about 30 replacement applications to those used in the original protocol. All selected applications were able to reproduce the results obtained in the original protocol, except for the one that detects reaction time. The applications selected for the revised EXERClass protocol are in Portuguese language, easy to use and free. Thus, we demonstrate that smartphones can serve as a portable laboratory and offer the scientific community a teaching tool that can provide a contemporary practical class that generates scientific data and has a lower financial cost
Descrição
Citação
INAMORI, P. M. D. Aprimoramento do grupo experimental (exercício físico) do protocolo Nadal-Lellis para o ensino de fisiologia do exercício auxiliado por smartphones. 2019. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2019.