Aprimoramento do grupo experimental (exercício físico) do protocolo Nadal-Lellis para o ensino de fisiologia do exercício auxiliado por smartphones
Date
2019-12-09Author
Inamori, Pamella Mayumi Dias [UNIFESP]
Advisor
Lellis-Santos, Camilo de [UNIFESP]Type
Dissertação de mestradoMetadata
Show full item recordAlternative Title
Improvement of the experimental group (physical exercise) of the Nadal-Lellis protocol for smartphone-assisted teaching of exercise physiologyAbstract
Atualmente, o uso de smartphones é usual e rotineiro para todos,
principalmente para alunos que estão integrados ao constante uso da tecnologia
portátil. Estrategicamente, o uso desse recurso pode ser aproveitado em práticas
pedagógicas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Com a escassez
de recursos didáticos que envolvam tais tecnologias móveis, assim como o alto
custo dos aparelhos para análise de dados fisiológicos; sendo as escolas
impossibilitadas de adquirirem tais recursos, pode se fazer o uso do celular como
ferramenta didática para o ensino de fisiologia. O presente trabalho visou
aprimorar um protocolo de aula prática auxiliado por aplicativos de smartphones
para o ensino de fisiologia do exercício. Para tanto, revisamos o protocolo Nadal Lellis, bem como atualizamos os aplicativos utilizados para desenvolver um
protocolo de melhor usabilidade e de fácil acesso. Identificamos cerca de 30
aplicativos substitutivos aos utilizados no protocolo original. Todos os aplicativos
selecionados foram capazes de reproduzir os resultados obtidos no protocolo
original, exceto para aquele que detecta tempo de reação. Os aplicativos
selecionados para o protocolo “EXERClass” revisado estão no idioma português,
de fácil usabilidade e gratuitos. Assim, demonstramos que os smartphones
podem servir como um laboratório portátil e oferecer à comunidade científica
uma ferramenta didática possível de proporcionar uma aula prática
contemporânea, geradora de dados científicos e de menor custo financeiro. Nowadays the use of smartphones is usual and routine for everyone,
especially for students who are integrated with the constant use of portable
technology. Strategically, the use of this resource can be harnessed when it
comes to pedagogical practices to facilitate the teaching-learning process. With
the scarcity of teaching resources involving such mobile technologies as well as
the high cost of devices for physiological data analysis, and schools unable to
acquire such resources, the use of mobile phones can be used as a teaching tool
for teaching physiology. The present work aimed to improve a practical classroom
protocol aided by smartphone applications for the teaching of exercise
physiology. To this end, we reviewed the Nadal-Lellis protocol, as well as updated
the applications used to develop a better usability and easily accessible protocol.
We identified about 30 replacement applications to those used in the original
protocol. All selected applications were able to reproduce the results obtained in
the original protocol, except for the one that detects reaction time. The
applications selected for the revised EXERClass protocol are in Portuguese
language, easy to use and free. Thus, we demonstrate that smartphones can
serve as a portable laboratory and offer the scientific community a teaching tool
that can provide a contemporary practical class that generates scientific data and
has a lower financial cost