Formação docente em uma escola quilombola na perspectiva da Pesquisa Crítica de Colaboração

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Data
2021-03-22
Autores
Ademar, Dias de Oliveira
Orientadores
Sueli, Salles Fidalgo
Tipo
Tese de doutorado
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Resumo
Esta Tese aborda a prática docente em uma escola quilombola localizada na região do Vale do Ribeira, município de S.P., sob a perspectiva da Pesquisa Crítica de Colaboração - PCcol via Sessões Reflexivas (MAGALHÃES, 1994/2007; 1998/2007; 2009; 2010/2011; 2018/2019). Objetivou-se perceber como as docentes da escola atuam, compreendem e significam suas práticas. Para tanto avaliou-se os efeitos das sessões junto ao processo de ensino-aprendizagem das docentes participantes através da escuta e descrição de suas percepções sobre cada etapa vivenciada antes, durante e depois das aulas. Esta atividade de pesquisa, elaborada entre o ano de 2016 e 2020, esteve fundamentada teoricamente por estudos nos campos: ciclo de reflexão crítica (SMYTH, 1992); reflexão crítica e colabo- rativa (MAGALHÃES, 1990; 2020); ensino-aprendizagem e desenvolvimento (VYGOTSKY, 1924;1934). Como o estudo constitui uma pesquisa crítica de colaboração, pressupõe a transformação de todos os sujeitos envolvidos, incluindo o pesquisador (FIDALGO, 2006 p. 32). Como resultados, registrou-se práticas de reflexão e colaboração que incorreram em transformações referentes à relação professor-aluno. Como resultado, observou-se mu- danças localizadas nos campos da linguagem e do comportamento: aos docentes, possibi- litou-se a percepção de que a mudança de suas práticas nos sentidos reflexivo e crítico implica diretamente na transformação da realidade educacional da comunidade e impacta na formação dos estudantes. Observou-se, portanto, ao final da pesquisa, um ambiente escolar mais reflexivo, crítico e colaborativo.
This Thesis addresses teaching practice in a quilombola school located in the Vale do Ri- beira region, municipality of SP, from the perspective of the Critical Collaboration Research - PCCol via Reflective Sessions (MAGALHÃES, 1994/2007; 1998/2007; 2009; 2010 / 2011; 2018/2019). The objective is to know how the school's teachers act, understand and signify their practices. For this purpose, the effects of the sessions with the teaching-learning pro- cess of the participating teachers were evaluated through listening and describing their per- ceptions about each stage experienced before, during and after classes. This research ac- tivity, carried out between 2016 and 2020, was theoretically based on studies in the fields: cycle of critical reflection (SMYTH, 1992); critical and collaborative reflection (MAGALHÃES, 1990; 2020); teaching-learning and development (VYGOTSKY, 1924; 1934). As the study constitutes a critical collaborative research, it presupposes the trans- formation of all the subjects involved, including the researcher (FIDALGO, 2006 p. 32). As a result, reflection and collaboration practices were recorded that led to transformations re- garding the teacher-student relationship. As a result, localized changes were observed in the fields of language and behavior: to the teachers, it was made possible the perception that the change of their practices in the reflexive and critical senses directly implies in the transformation of the educational reality of the community and impacts on training of stu- dents. Therefore, at the end of the research, a more reflective, critical and collaborative school environment was observed.
Descrição
Citação
OLIVEIRA, Ademar Dias de. Formação docente em uma escola quilombola na perspectiva da Pesquisa Crítica de Colaboração. Tese (Doutorado) Universidade Federal de São Paulo, 2021.