Fintechs e a propensão do usuário brasileiro em adotar novos provedores financeiros

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Data
2021-02-26
Autores
Hino, Kauanna Naguissa [UNIFESP]
Orientadores
Sato, Renato Cesar [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
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Resumo
As fintechs estao inovando e impulsionando a transformação no setor financeiro com a proposta de redefinir o relacionamento com o cliente utilizando a tecnologia para prover serviços financeiros mais baratos, eficientes e menos burocraticos. O sucesso destes novos provedores financeiros, que no Brasil, nos últimos anos vem aumentando em quantidade, depende da adoção dos usuários. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo aplicar o modelo de aceitação de tecnologia (Technology Acceptance Model) para identificar as motivações dos usuários em adotar produtos e serviços financeiros ofertados pelas fintechs. Para isto, foram coletadas 584 respostas de usuarios brasileiros de diferentes cidades, e foram conduzidos testes de análise fatorial exploratória e confirmatória a fim de construir o modelo estrutural com as premissas do modelo TAM. Com isso, as hipóteses elaboradas foram validadas e concluiu-se que o fator significativamente influente na determinação da adoção de fintech é a Utilidade Percebida, sendo que a confiança do usuario está relacionada a percepção de inovação e à disponibilidade em explorar o novo, fatores que influenciam na percepção de Facilidade de Uso, que também é um pilar de motivação do usuário na escolha por adotar produtos e serviços de fintechs.
Descrição
Citação
Hino, Kauanna. Fintechs e a propensão do usuário brasileiro em adotar novos provedores financeiros.