Estudantes universitários: competências genéricas e condições psicológicas

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Data
2021-03-30
Autores
Carvalho, Priscila Larangeira [UNIFESP]
Orientadores
Oliveira-Monteiro, Nancy Ramacciotti de [UNIFESP]
Tipo
Tese de doutorado
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Resumo
Introdução: esta pesquisa investigou competências genéricas e condições psicológicas de estudantes universitários de ensino particular noturno na região da Baixada Santista, São Paulo, Brasil. O país ainda tem pouca presença de graduados em sua população, mas existe vínculo entre maior formação e melhores empregos. Um dos caminhos para o incremento da empregabilidade é o desenvolvimento das competências. Numa chave mais geral, de saúde mental, as condições psicológicas dos estudantes também devem ser levadas em conta, ao lado das competências genéricas, no planejamento dos cursos superiores. Métodos: a amostra contou com 1001 participantes, definidos por critério de conveniência e acessibilidade, constituindo um estudo não probabilístico. Foram utilizados a Escala de Competências Genéricas (ECG) e o Adult Self Report (ASR), além do Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB). A coleta de dados ocorreu de forma coletiva, em duas universidades, e as análises estatísticas foram realizadas de forma descritiva e inferencial. Resultados: quanto às competências, resultados apontam para a maior valoração pela amostra da competência Responsabilidade no trabalho, com destaque de maiores médias entre as mulheres da amostra em relação às apresentadas pelos homens. Quanto às condições psicológicas, estudantes homens e mulheres apresentaram problemas sendo que estas apresentaram maior índice. Discussão: os achados convergem com a literatura, tanto sobre competências, quanto sobre condições psicológicas, apesar de alguns contrastes nos estudos em termos internacionais e das dificuldades de comparação devido à diversidade de métodos/escalas. Conclusões: mais pesquisas são requeridas dada a relevância de se aproximar formação e empregabilidade, com destaque para o papel dos jovens no futuro das sociedades.
Introduction: this research investigated generic competences and psychological conditions of college students of private night universities in the Baixada Santista region, São Paulo, Brazil. The country still has little presence of graduates in its population, but there is a link between greater education and better jobs. One of the ways to increase employability is the development of skills. In a more general mental health vision, the psychological conditions of students should also be taken into account, alongside generic competencies, in the planning of higher education courses. Methods: the sample had 1001 participants, defined by convenience and accessibility criteria, constituting a non-probabilistic study. The Generic Competencies Scale (ECG) and the Adult Self Report (ASR) were used, in addition to the Brazil Economic Classification Criterion (CCEB). Data collections were collective, performed in two universities, and the statistical analyzes has been carried out in a descriptive and inferential manner. Results: regarding competences, results point to the higher value - by the sample - of competence Responsibility at work, with higher averages among women in the sample in relation to those presented by men. Regarding psychological conditions, male and female students had problems, but women had a higher rate. Discussion: the findings converge with the literature, both on competences and on psychological conditions, despite some contrasts in studies in international terms, and the difficulties of comparison due to the diversity of methods/scales. Conclusions: more research is required given the relevance of approaching „training and employability‟, highlighting the role of young people in the future of societies
Descrição
Citação
CARVALHO, Priscila Larangeira. Estudantes universitários: competências genéricas e condições psicológicas. 2021. 126 f. Tese (Doutorado Interdisciplinar em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2021.