Política(s) na História da Arte: redes, contextos e discursos de mudança.

Data
2017
Tipo
Livro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O leitor encontrará, nas páginas que se seguem, um conjunto de contribuições originais de pesquisadores em História da Arte que se propuseram a refletir, sob diferentes ângulos, a respeito das relações entre História da Arte e Política. Embora muito se tenha discutido sobre as relações entre Arte e Política, no curso do tempo, parece haver ainda aspectos a serem esclarecidos sobre a História da Arte, como disciplina, e a Política.
Descrição
O livro que resultou dessas discussões, Política(s) na História da Arte: redes, contextos e discursos de mudança, divide-se em cinco partes não estanques, mas interligadas entre si. A primeira seção trata dos modelos e tradições artísticas, assim como dos discursos do Poder na História da Arte, entre os séculos XVI e XVIII. A segunda parte reúne textos sobre as circulações artísticas no século XIX, especialmente entre Europa e América Latina. No terceiro momento, estão reunidos artigos que discutem a(s) política(s) na História da Arte no que se refere à compreensão dos monumentos, das coleções e museus, à constituição dos espaços oficiais destinados a ver/esquecer as obras de arte; e também no que se refere à construção de diferentes noções de patrimônio. A quarta militância e o ativismo político na História da Arte, por meio da fotografia, do cinema e da cultura visual, num amplo espectro geográfico.
Citação
BRANDÃO, Angela; TATSCH, Flavia Galli; DRIEN, Marcela. Políticas na História da Arte: redes, contextos e discursos de mudança. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em História da Arte, Unifesp, 2017.
Coleções
Pré-visualização PDF(s)