História da Arte: Coleções, Arquivos e Narrativas

Imagem de Miniatura
Data
2015
Autores
HOFFMANN, Ana Maria Pimenta
BRANDÃO, Angela.
SCHIAPPACASSE, Fernando Guzmán
SOLAR, Macarena Carroza
Orientadores
Tipo
Livro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A coletânea de textos que o leitor pode ver agora deslizar diante dos olhos, intitulada História da Arte: Coleções, Arquivos e Narrativas, é o resultado da seleção de trabalhos produzidos a partir de uma provocação dirigida a diversos pesquisadores. Convidados a refletir sobre as coleções artísticas em suas diferentes concepções, dos tesouros medievais às câmaras de maravilhas, do colecionismo privado aos acervos museológicos, em diferentes épocas e lugares; chamados à refletir sobre os arquivos como abrigos da trama de documentação e fontes escritas, na qual se enredam as obras de arte, e sobre a escrita mesma da história da arte, como narrativa ou negação da narrativa, e os autores generosamente enviaram seus escritos para apreciação.
Descrição
O volume está dividido em seis grande temas entrelaçados: colecionismos; coleções e museus; exposições e narrativas; arquivos e fontes; arte sacra: narrativas e coleções e, finalmente, narrativas, historiografia e memória. Cada parte é composta por uma seleção de textos interligados pela mesma temática. “Colecionismos” abre a publicação por apresentar de modo mais geral a ideia e a concepção do que são as coleções, como são ou qual o destino das coleções de objetos artísticos. A segunda parte “Coleções e Museus” discute, de forma mais específica, a formação dos museus a partir de coleções privadas, os acervos dos museus e seus significados. O tema “Exposições e Narrativas” reúne textos que problematizam aspectos e sentidos das exposições de arte, como forma de construção de narrativas e, de que modo as obras ou as coleções de arte assumem formas temporárias. Já o quarto grupo temático, “Arquivos e Fontes”, traz reflexões sobre os documentos escritos e suas possibilidades de “arquivamento”, das quais o historiador da arte procura extrair suas narrativas. O quinto bloco aborda o tema mais específico “Arte Sacra: narrativas e coleções” para tratar de como as obras de arte religiosa estabeleceram formas peculiares de concepção de narrativas, de mecenato e de apropriação por meio do colecionismo. A coletânea encerra-se com um grupo de reflexões sobre as construções de narrativas por meio da historiografia e do cinema.
Citação
HOFFMANN, A.M.P; BRANDÃO, A.; SCHIAPPACASSE, F.G.; SOLAR; M.C. História da Arte: coleções, arquivos e narrativas. Bragança Paulista: Urutau, 2015.
Coleções