História da Arte: Coleções, Arquivos e Narrativas

Data
2015
Tipo
Livro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A coletânea de textos que o leitor pode ver agora deslizar diante dos olhos, intitulada História da Arte: Coleções, Arquivos e Narrativas, é o resultado da seleção de trabalhos produzidos a partir de uma provocação dirigida a diversos pesquisadores. Convidados a refletir sobre as coleções artísticas em suas diferentes concepções, dos tesouros medievais às câmaras de maravilhas, do colecionismo privado aos acervos museológicos, em diferentes épocas e lugares; chamados à refletir sobre os arquivos como abrigos da trama de documentação e fontes escritas, na qual se enredam as obras de arte, e sobre a escrita mesma da história da arte, como narrativa ou negação da narrativa, e os autores generosamente enviaram seus escritos para apreciação.
Descrição
O volume está dividido em seis grande temas entrelaçados: colecionismos; coleções e museus; exposições e narrativas; arquivos e fontes; arte sacra: narrativas e coleções e, finalmente, narrativas, historiografia e memória. Cada parte é composta por uma seleção de textos interligados pela mesma temática. “Colecionismos” abre a publicação por apresentar de modo mais geral a ideia e a concepção do que são as coleções, como são ou qual o destino das coleções de objetos artísticos. A segunda parte “Coleções e Museus” discute, de forma mais específica, a formação dos museus a partir de coleções privadas, os acervos dos museus e seus significados. O tema “Exposições e Narrativas” reúne textos que problematizam aspectos e sentidos das exposições de arte, como forma de construção de narrativas e, de que modo as obras ou as coleções de arte assumem formas temporárias. Já o quarto grupo temático, “Arquivos e Fontes”, traz reflexões sobre os documentos escritos e suas possibilidades de “arquivamento”, das quais o historiador da arte procura extrair suas narrativas. O quinto bloco aborda o tema mais específico “Arte Sacra: narrativas e coleções” para tratar de como as obras de arte religiosa estabeleceram formas peculiares de concepção de narrativas, de mecenato e de apropriação por meio do colecionismo. A coletânea encerra-se com um grupo de reflexões sobre as construções de narrativas por meio da historiografia e do cinema.
Citação
HOFFMANN, A.M.P; BRANDÃO, A.; SCHIAPPACASSE, F.G.; SOLAR; M.C. História da Arte: coleções, arquivos e narrativas. Bragança Paulista: Urutau, 2015.
Coleções
Pré-visualização PDF(s)