Ensino de ciências para pessoas com deficiência visual: uma linha do tempo entre legislação e trabalhos publicados

Data
2021-03-22
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
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Resumo
Esta monografia aborda o tema “Ensino de ciências para pessoas com deficiência visual”, traçando uma linha do tempo que considerou legislação (1961-2020), trabalhos publicados (1995-2020) e número de matrículas em classes comuns e especiais (1995-2020), tendo como objetivo identificar se há relação quantitativa entre estes três tópicos ao longo do tempo, especificamente entre 1991-2020. Trata-se de uma pesquisa de caráter teórico que seguiu várias etapas, como: definição da linha do tempo da legislação, escolha das revistas e palavras que possibilitassem a busca de publicações no tema, pesquisa dos dados das matrículas, exposição dos dados numéricos encontrados em tabelas por ano, exposição gráfica dos mesmos dados por décadas, e, por fim, discussão e análise dos resultados obtidos. A pesquisa concluiu que há sim uma relação quantitativa entre as três áreas consideradas, e todos os gráficos são crescentes (no caso das matrículas o maior aumento é nas classes comuns), o que demonstra uma preocupação cada vez maior com a educação especial. Porém, os dados obtidos apontam que esta preocupação ainda não gerou grandes impactos nos cursos de licenciatura, o que seria muito importante para que ocorra a inclusão de fato e não apenas a inserção dos alunos com deficiência nas classes comuns.
This undergraduate thesis addresses the topic “Teaching science to visually impaired students”, tracing a timeline that considered legislation (1961-2020), published works (1995-2020) and number of enrollments in regular and special classes (1995-2020 ), aiming to identify if there is a the quantitative relation between these three topcs over time, specifically between 1991-2020. It is a theoretical research that followed several steps, such as: definition of the legislation's timeline, choice of journals and words that could make the search for publications on the topic possible, research of enrollment data, exposure of numerical data found in tables per year, graphic display of the same data for decades, and, finally, the outcome discussion and analysis. The research found that there is a quantitative relationship between the three areas evaluated, and all the graphics are crescent (in the case of enrollments the greatest increase is in the regular classes), which demonstrates an increasing concern related to special education. However, the obtained data show that this concern has not generated major impacts on undergraduate courses yet, which would be very important for the actual inclusion to occur and not just the inclusion of students with disabilities in ordinary classes.
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