Das Terras de Benvirá: resistência e rendição na carreira de Geraldo Vandré (1964-1973)
Data
2021-03-02
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
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Resumo
This paper had the aim of analyzing thoughout the study of Geraldo Vandre’s discography in a period between his first Long Play in 1964 until the last in 1973 the aesthetic-ideological componentes of the album Das Terras de Benvirá that offering many elements to the discussion about national culture in popular brazilian music and his engaged facet give us important trails about the end of the most important artist of the cultural resistence to military regime. During this process we observed transformations in the ideological and musical conceptions of the artist who from resistence to surrender is molded by miscelallaneous affluent involving political repression marketing interests of phonographic industry rupture occured in the bosom brasilian an internacional revolucionary movement and the musical ideal debated among the artistic intellectuality.
Este trabalho tem por objetivo analisar, a partir do estudo da discografia de Geraldo Vandré, desde o primeiro Long Play em 1964 até o último lançado em 1973, os componentes estético-ideológicos do álbum Das Terras de Benvirá que, oferecendo elementos para a discussão da cultura nacional na música popular brasileira e sua faceta engajada, nos dá pistas importantíssimas quanto ao fim derradeiro da carreira do mais importante artista da resistência cultural ao regime-militar. Durante este processo, observamos transformações nas concepções ideológicas e musicais do artista, que da resistência à rendição, é moldado por afluentes diversos, envolvendo a repressão política, os interesses mercadológicos da indústria fonográfica, as rupturas ocorridas no seio do movimento revolucionário brasileiro e internacional e o ideário musical debatido entre a intelectualidade artística.
Este trabalho tem por objetivo analisar, a partir do estudo da discografia de Geraldo Vandré, desde o primeiro Long Play em 1964 até o último lançado em 1973, os componentes estético-ideológicos do álbum Das Terras de Benvirá que, oferecendo elementos para a discussão da cultura nacional na música popular brasileira e sua faceta engajada, nos dá pistas importantíssimas quanto ao fim derradeiro da carreira do mais importante artista da resistência cultural ao regime-militar. Durante este processo, observamos transformações nas concepções ideológicas e musicais do artista, que da resistência à rendição, é moldado por afluentes diversos, envolvendo a repressão política, os interesses mercadológicos da indústria fonográfica, as rupturas ocorridas no seio do movimento revolucionário brasileiro e internacional e o ideário musical debatido entre a intelectualidade artística.
Descrição
Citação
DE PAULA, Rai. Das Terras de Benvirá: resistência e rendição na carreira de Geraldo Vandré (1964-1973) Guarulhos, 2021.