Caminhos de um acompanhamento peripatético: reflexões sobre uma atuação afetivada da psicologia face à violação de direitos

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021-02-26
Autores
Padoim, Camilla [UNIFESP]
Orientadores
Paula, Marcos Ferreira de [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este trabalho procura traçar reflexões acerca da relação da psicologia com grupos populacionais que possuem seus direitos violados de forma histórica e sistemática. Caminhando por alguns percursos, desdobramentos e desafios de uma experiência de estágio em psicologia no Sistema Único da Assistência Social (SUAS), que ganha corpo e vida a partir de cenas e memórias, é realizada uma sistematização de um acompanhamento psicossocial, nomeado também como “peripatético” pela sua característica de acontecer em movimento, pela rua. Por um caminho cartográfico, a experiência é situada na centralidade das análises, sendo a foz das reflexões que circundam sobre as temáticas relacionadas à violação de direitos humanos, e suas correlações, mais especificamente, com as questões étnico-raciais, sociais e de gênero, abrindo caminhos ético-políticos para uma outra compreensão das trajetórias singulares e coletivas. Além disso, expõe-se as potencialidades de encontros “afetivados” e os limites de pressupostos como “o distanciamento afetivo na construção de uma relação de acompanhamento” (dimensão epistemológica-política), ressaltando a importância, para a formação em psicologia, da aproximação com os estudos acerca da formação social brasileira e, nesse sentido, de perspectivas, sabedorias e tradições não-ocidentais.
Descrição
Citação
PADOIM, Camilla. Caminhos de um acompanhamento peripatético: reflexões sobre uma atuação afetivada da psicologia face à violação de direitos. 2021. 116f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2021.
Coleções