• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • História
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • História
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Guerra, Escravidão e Estado-Nação. Uma perspectiva transnacional da Guerra do Paraguai: Repercussões da imprensa estadunidense (1864-1870)

Thumbnail
View/Open
Guerra, Escravidão e Estado-Nação - TCC (873.2Kb)
Date
2021-02-24
Author
MEKITARIAN, João Paulo
Advisor
COSTA, Wilma Peres
Type
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Metadata
Show full item record
Alternative Title
War, Slavery and Nation-State. A transnational perspective of the Triple Alliance War : The US Press reverberations (1864-1870)
Abstract
Este projeto procura concretizar um exercício de pesquisa, a partir da prospecção da maneira como foi tratada a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870), em dois jornais Norte-americanos. A relevância das visões Norte-americanas sobre o conflito se justifica, entre outras razões, pelo fato de que os Estados Unidos tiveram, durante todo o conflito, posição de franco apoio ao Paraguai, influenciando com isso a maior parte das repúblicas latino-americanas na mesma direção. Justifica-se, também, como um esforço de ultrapassar uma perspectiva “nacional” da guerra, baseada apenas em fontes brasileiras. Escolhemos um jornal de New York (The New York Herald) e um jornal Sulista, (The Charleston Daily), procurando dar visibilidade às diferenças de abordagem do conflito Sul-americano que poderiam emergir no quinquênio subsequente ao fim da Guerra Civil (1861-1865). O trabalho parte do pressuposto de que as décadas de 1860-1870, foram tempos de intensa e violenta reconfiguração mundial, nas mais distintas facetas. É neste contexto em que se localizam a Guerra de Secessão (1861-1865) e a Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), dois conflitos longos, ultraviolentos e que carregavam de maneira distinta, o fardo da escravidão, republicanismo e a construção de Estados-Nação na América. Os conflitos ocorreram em contexto de enorme desenvolvimento dos meios de comunicação, em particular da imprensa, o que fundamenta o caráter estratégico da presente investigação, que trata, pela via da imprensa, dos conflitos econômicos, diplomáticos e geopolíticos.
Citation
MEKITARIAN, João Paulo. Guerra, Escravidão e Estado-Nação. Uma perspectiva transnacional da Guerra do Paraguai: Repercussões da imprensa estadunidense (1864-1870). Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos. 2021
Keywords
Guerra
Escravidão
Imprensa
Estado-Nação
Brasil
Estados Unidos
Sponsorship
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
URI
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60485
Collections
  • História [523]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV