Vida e produção literária de Virgínia da Silva Lefèvre (1907-1987): um estudo introdutório

Data
2021-03-06
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Neste Trabalho de Conclusão de curso apresentam-se resultados de pesquisa vinculada ao Projeto Integrado de Pesquisa Literatura Infantil e juvenil brasileira revisitada: temas, formas, finalidades e valor histórico, cultural e estético da produção literária nos séculos XIX e XX, coordenado pelo professor Dr. Rodrigues de Oliveira no âmbito do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre o Ensino de Língua e Literatura - NIPELL. A pesquisa teve como objetivos contribuir para a produção de uma história da literatura infantil e juvenil brasileira, bem como compreender a produção literária da professora, tradutora e escritora Virgínia da Silva Lefèvre (1907-1987). Por meio da abordagem histórica, com enfoque em pesquisa documental e bibliográfica, mediante os procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e análise de fontes documentais, foi elaborado o documento Bibliografia de e sobre Virgínia da Silva Lefèvre (1907-1987): um instrumento de pesquisa. Nesse instrumento estão contidas referências de textos escritos por Virgínia da Silva Lefèvre e textos de outros autores com menções a aspectos de sua vida, produção escrita e atuação profissional. Por meio da análise dessas referências, foi possível constatar que Virgínia da Silva Lefèvre (1907-1987) contribuiu de forma ativa e significativa para a literatura infantil e juvenil brasileira entre os anos 1940 e 1970, escrevendo, traduzindo e adaptando diferentes gêneros literários como contos, romances de formação, paradidáticos. Além disso, constatou-se que mesmo sendo uma autora expressiva do século XX, não há quantidade expressiva de pesquisas pontuais que tratem de aspectos da sua vida, atuação profissional e produção literária.
This Course Conclusion Paper presents the results of research related to the Integrated Project for Researching Brazilian Children’s and Youth Literature revisited: themes, forms, purposes and historical and aesthetic value of the literary production in the 19th and 20th centuries, coordinated by Professor Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira in the scope of the Interdisciplinary Research Group on Language and Literature Teaching – NIPELL. The research aimed to contribute to the production of a history of Brazilian children’s and youth literature, as well as to understand the literary production of the teacher, translator and writer Virgínia da Silva Lefèvre (1907-1987). Through a historical approach, centered on documental and bibliographical research, through the procedures of locating, recovering, gathering, selecting and analyzing documental sources, it was elaborated Bibliography by and about Virgínia da Silva Lefèvre (1907-1987): a research instrument. This instrument contains references to texts written by Virgínia da Silva Lefèvre and texts by other authors with mentions to aspects of her life, written production and professional performance. Through the analysis of these references, it was possible to verify that Virgínia da Silva Lefèvre (1907-1987) contributed actively and significantly to the Brazilian literature for children and adolescents between the 1940s and 1970s, writing, translating and adapting different literary genres such as short stories, formative and paradidactic novels. In addition, it was found that despite being an expressive author of the 20th century, there is not a significant amount of specific research dealing with aspects of her life, professional performance, and literary production.
Descrição
Citação
TOPIC-EBIZERO, AMANDA
Coleções
Pré-visualização PDF(s)