• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • Ciências Econômicas
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • Ciências Econômicas
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

FIES, PROUNI e REUNI: uma análise sobre o papel dessas políticas públicas na inclusão social de jovens no ensino superior brasileiro

Thumbnail
View/Open
TCC (1.027Mb)
Date
2021-02-25
Author
Baltar, Karla Damasceno [UNIFESP]
Advisor
Gonçalves, Solange Ledi [UNIFESP]
Type
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Metadata
Show full item record
Abstract
A presente monografia apresenta os resultados de um estudo desenvolvido sobre as políticas públicas adotadas pelo Governo Federal Brasileiro entre os anos de 2000 e 2018, voltadas à expansão do ensino superior, bem como sobre a possibilidade de impactos diretos desses programas na inclusão social dos estudantes que são o público-alvo desses programas, visto o poder de transformação socioeconômica atribuído ao acesso à educação superior. Por meio de análises de dados estatísticos para o perfil demográfico e socioeconômico dos ingressantes no ensino superior via essas políticas, este estudo visa fazer inferências sobre as chances de mobilidade social desses jovens, utilizando para tal as informações disponibilizadas pelos Censos do Ensino Superior do INEP para os anos de 2009, 2013 e 2017 no estado de Minas Gerais. Destas informações, aplicam-se análises estatísticas descritivas, além de testes t de diferença de média.
 
This paper presents the results of a study about the public policies adopted by the Brazilian government between 2000 and 2018 towards the higher education expansion, as well as its possible direct impact in the social inclusion of its target students, since the consensus about the possibility of social and economic transformation through education. Analysis of demographic and economic profile of the students benefited by the programs and their family are performed. Thus, this study tries to infer about the possible social mobility of these beneficiaries, observing the census for the superior education (Censo da Educação Superior) in Minas Gerais, Brazil, for 2009, 2013 e 2017. From these data, it was applied descriptive statistics analysis, besides t tests for average values.
 
Keywords
Educação superior
REUNI
PROUNI
Inclusão social
FIES
Sponsorship
Não recebi financiamento
URI
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60412
Collections
  • Ciências Econômicas [187]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV