Histórias de professoras: experiências de enfrentamento às dificuldades cotidianas

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021-02-26
Autores
Batista, Leticia Caparroz Cicconi [UNIFESP]
Orientadores
Kalmus, Jaqueline [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este trabalho busca conhecer as histórias de professoras da rede pública da Baixada Santista que, apesar das dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar, constroem situações de potência e vivências positivas em relação ao trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na construção de narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Foram entrevistadas três professoras acerca de sua trajetória profissional, das dificuldades e desafios cotidianos, bem como das formas de enfrentamento individuais e coletivas que a tarefa educativa e a realidade escolar impõe. Especial atenção foi dada às experiências comuns do dia a dia em sala de aula, em seu potencial de transformação para essas trabalhadoras. As narrativas foram analisadas horizontalmente e transversalmente. Percebeu-se que a coletivização do trabalho é uma das principais estratégias utilizadas pois rompe com a perspectiva de um trabalho isolado; houveram tensões entre questões individuais e coletivas ao longo de todo o processo de pesquisa, mas identificamos que é possível construir uma educação transformadora, ainda que no atual contexto sócio-histórico ela não aconteça em larga escala.
Descrição
Citação
BATISTA, Leticia Caparroz Cicconi. Histórias de professoras: experiências de enfrentamento às dificuldades cotidianas. 2021. 62 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2021.
Coleções