O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Relato de experiência em uma turma de Educação Infantil da rede pública de ensino da cidade de São Paulo

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021-02-25
Autores
Neves, Sabrina Ribeiro da Silva
Orientadores
Serrão, Celia Regina Batista
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este trabalho aborda a atenção dispensada ao brincar numa sala de Educação Infantil da rede pública de ensino da cidade de São Paulo. A fundamentação teórica centra-se na importância do brincar para o desenvolvimento da criança e sua relação com a Educação Infantil, no tocante às dificuldades encontradas para efetivação do tempo e espaço do brincar na prática pedagógica de uma turma de crianças de 5 e 6 anos de idade. O objetivo deste Relato de Experiência é compreender como o brincar é visto e trabalhado nas escolas de Educação Infantil e para isto, recorremos à experiência vivenciada no acompanhamento da rotina, no período de fevereiro a dezembro de 2018. Notamos, ao longo da análise, que a Educação Infantil pode se tornar um espaço de preparação para o ingresso no Ensino Fundamental se o papel do brincar no processo de desenvolvimento da criança e a especificidade desta etapa da Educação Básica não forem compreendidas e apreendidas no processo de formação dos profissionais da área.
This graduation work is about the dispensed attention in a public childhood classroom at São Paulo city. The theoretical foundation focuses on relevant of play to child development and their childhood relationship, considering the difficulties identified in the time and space, to play on the pedagogical practice in 5 and 6 years old grouo of students. This report objective is understand how to play is seen and worked in the childhood scholls and for this, we resort to the experience of following the routine in the period from February to December 2018. We noted, throughout the analysis, that Early childhood Education can become a space of preparation for entering Elementary School if the role of play in the child's development process and the specificity of this stage of Basic education are not understood and learned in the process of training professionals in the field.
Descrição
Citação
Coleções