Perspectivas de pessoas surdas com relação à sua trajetória escolar
Data
2020-12-04
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
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Resumo
Este trabalho se propõe a analisar questões inerentes à Educação Básica no que concerne à educação das pessoas surdas, por meio de entrevistas que pretendem revelar as perspectivas e vivências desses sujeitos durante seu processo de escolarização, trazendo à tona aspectos fundamentais sobre as diferentes abordagens que permeiam o ambiente educacional e seus reflexos e impactos sobre a formação do educando surdo. Partiremos de uma breve reflexão sobre as transformações sociais e culturais que impactam diretamente nas práticas inclusivas reconhecidas na atualidade, especialmente no que se refere à educação de pessoas surdas, à construção de sua identidade e inserção na sociedade em geral e na comunidade surda. Posteriormente, analisaremos os dados coletados em entrevistas, cujos entrevistados são pessoas surdas, que trarão suas experiências sobre sua trajetória na Educação Básica. Assim, buscaremos identificar palavras-chave que, em meio às falas, se destacam e revelam questões importantes à pessoa surda no que diz respeito à função da escola, do professor, da família e da Língua Brasileira de Sinais na educação. Por fim, analisaremos como o tema se relaciona com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e os impactos na educação de pessoas com deficiência no atual contexto brasileiro, com a criação do Decreto 10.502 de 30 de setembro de 2020, que o substitui ao instituir a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida.