• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • EFLCH - Artigos
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • EFLCH - Artigos
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

As contribuições de uma análise sociointeracional dos recursos corporais e verbais para a compreensão das formas de interagir de uma criança com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo)

Thumbnail
View/Open
3893-Texto do artigo-11001-1-10-20201104.pdf (650.7Kb)
Date
2020-04-04
Author
Cruz, Fernanda Miranda
Cots, Caroline Paola
Type
Artigo
ISSN
2318-4574
Is part of
Caletroscópio
Metadata
Show full item record
Alternative Title
The contributions of a sociointerational embodied analysis to understanding the interaction of a child with Autism Spectrum Disorder (ASD)
Abstract
Neste artigo investigaremos a participação de uma criança com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo em dois episódios de interação de brincadeiras familiares. Inscrevemo-nos em uma perspectiva corporificada para análise da interação social (STREECK, GOODWIN, LEBARON, 2011; MONDADA, 2016). Para a análise, nos voltamos para os recursos interacionais corporais mobilizados durante a interação. Discutimos o problema das relações entre língua, corpo e mundo material na agenda dos estudos linguísticos. Como resultado, demonstramos como essa perspectiva apresenta ganhos principalmente para análise de interações em que a linguagem verbal encontra-se ausente ou alterada, como é o caso do TEA.
Citation
Caroline Paola COTS, Fernanda Miranda da CRUZ. As contribuições de uma análise sociointeracional dos recursos corporais e verbais para a compreensão das formas de interagir de uma criança com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). Revista Caletroscópio. ISSN 23184574. HYPERLINK "HTTPS://PERIODICOS.UFOP.BR:8082/PP/INDEX.PHP/CALETROSCOPIO/ISSUE/VIEW/266" V. 8 N. N. ESP. II (2020): LINGUÍSTICA APLICADA NÚMERO ESPECIAL II, PP. 81-102.
Keywords
multimodalidade
competencia social
transtorno do Espectro do Autismo
Sponsorship
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
URI
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60151
Collections
  • EFLCH - Artigos [242]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV