Um estudo exploratório da notação de gestos e ações corporificadas em interações com crianças autistas

Imagem de Miniatura
Data
2020-02-22
Autores
Cruz, Fernanda Miranda da
Andreatto, Natalia Zanoni
Orientadores
Tipo
Artigo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este artigo sistematiza alguns procedimentos de pesquisa que ilustram a forma como tratamos metodológica e analiticamente as interações entre crianças com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) que acontecem sem a presença da linguagem verbal. Nossos referenciais teóricos se inscrevem nos estudos da multimodalidade da interação produzidos a partir de uma perspectiva corporificada (STREECK; GOODWIN; LeBARON, 2011; MONDADA, 2018). Esta perspectiva assume que construímos os espaços interacionais multimodalmente e que uma ação (verbal ou não) é construída graças a uma ecologia de sistemas semióticos, estruturalmente distintos entre si, mas intrinsecamente relacionados (GOODWIN, 1986, 2010). A partir de um corpus audiovisual de interações envolvendo crianças com TEA (Corpus Ao mínimo gesto), foram selecionados 3 momentos de interações de crianças autistas que frequentam uma instituição de convivência. Destacamos para análise os movimentos corporais que não foram acompanhados da fala. Utilizamos como notação e representação de gestos o sistema de transcrição multimodal proposto por Mondada (2014) e o software ELAN (WITTENBURG et al., 2006). Em seguida, fizemos um exercício de representar as posturas corporais e movimentos das mãos com o sistema Laban (1978). Corroboramos com estudos sobre TEA que indicam que movimentos corporais como gestos de mão, direcionamento de olhar e posturas corporais são aspectos relevantes para um entendimento e descrição do comportamento sociointeracional no TEA (KORKIAKANGAS e RAE, 2014; DINDAR et al., 2015; OCHS, 2015). Este artigo sugere que o estudo de notações e representações de gestos e movimentos de interações de crianças autistas é um grande potencializador de visibilidade de várias sociabilidades possíveis.
Descrição
Citação
Coleções