Lesões esportivas e atendimentos realizados pelo serviço de Fisioterapia do Comitê Olímpico do Brasil durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.
Data
2019-12-13
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Durante a participação brasileira na campanha dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a delegação oficial do país, sob a responsabilidade do Comitê Olímpico Brasileiro - BOC, teve uma equipe exclusiva de fisioterapeutas entre seus membros, conectados aos BOC's - Departamento Médico. Para esta competição, o país teve o maior número de participantes na história de todos os Jogos Olímpicos (465 atletas), o que exigiu um aumento no número de fisioterapeutas, chegando a um total de 28 profissionais. A pesquisa atual objetivou apresentar o perfil dos tratamentos realizados no departamento de fisioterapia do BOC durante os Jogos Olímpicos de 2016, e este é um dos primeiros estudos já realizados com esse fim. Utilizou-se as referências de renomados autores tais como: Athanasopoulos et al., (2007), Jelsma, Dawson; Smith; Satumba e Madzivire, (1997). O propósito desse estudo será fornecer contribuições para a comunidade da área de fisioterapia esportiva, disponibilizando dados relevantes para que futuras equipes desenvolvam o seu trabalho visando o esporte de alto rendimento.
Descrição
Citação
SIQUEIRA, Flavia Rocco. Sports injuries and attendances performed by the Physiotherapy service of the Olympic Committee of Brazil during the Olympic Games Rio 2016. 2019. 55f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde Aplicada ao esporte e à Atividade Física) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2019.