O infiltrado: Benedicto Galvão - a trajetória escolar e profissional de um aluno negro (1881 - 1943)

Imagem de Miniatura
Data
2019-08-29
Autores
Rodrigues, Keila Da Silva Santos [UNIFESP]
Orientadores
Warde, Mirian Jorge [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
This is a research in the history of education about the school and professional trajectory of Benedicto Galvão-black child, born in Itu city, São Paulo’s countryside, in 1881, who attended to Queiróz Telles School Group, the Normal School of São Paulo – Supplementary Course attached– and the Faculty of Law of São Paulo, a path that was followed between the end of the century XIX and beginning of the century XX. The main objective of this study is to investigate the strategies and tactics used by Benedicto Galvão, by his family and by other actors who may have assisted him in accessing and staying in these important educational institutions by making this remarkable trajectory for the time, considering that the term of the slave regime in Brazil for more than three centuries has beheld the Negro and his descendants the stigma of color and the permanence of barriers that prevented or hinted the access of the black population to schooling. As the research of historiographical Nature, the methodology adopted includes the bibliographic review, the analysis of school documents such a medical records, minutes and other records related to the school and professional life of Benedicto Galvão. There was also the coteing with literary works, newspapers and magazines and about the period. From these sources, the reconstitution of the school trajectory of Benedicto Galvão was intended to ascertain which factors favored the "infiltration" and permanence of this black student in these spaces of formal education, enabling him to reach the exercise of Role of President of the Brazilian Bar Association, São Paulo Section in 1940. The relevance of the study is also due to the opportunity to projection the protagonism of the black population in the Brazilian social and educational sphere, removing it from the margin of traditional historiography and inserting it into the category of school success trajectories na Social ascension of Black and black people like that of Benedicto Galvão.
Trata-se de uma pesquisa no âmbito da História da Educação sobre a trajetória escolar e profissional de Benedicto Galvão - criança negra, nascida na cidade de Itu , interior paulista, no ano de 1881, que frequentou o Grupo Escolar Queiróz Telles, a Escola Normal de São Paulo – Curso Complementar anexo – e a Faculdade de Direito de São Paulo, trajeto esse trilhado entre o final do séc. XIX e início do séc. XX.O objetivo fundamental deste estudo é investigar quais as estratégias e táticas utilizadas por Benedicto Galvão, por sua família e outros atores que possam tê-lo auxiliado no acesso e na permanência nessas importantes instituições de ensino perfazendo essa trajetória notável para a época, tendo em vista que pela vigência do regime escravista no Brasil durante mais de três séculos legou ao negro e a seus descendentes o estigma da cor e a permanência de barreiras que impediam ou dificultavam o acesso da população negra à escolarização. Sendo a pesquisa de natureza historiográfica, a metodologia adotada inclui a revisão bibliográfica, a análise de documentos escolares como prontuários, atas e demais registros relativos à vida escolar e profissional de Benedicto Galvão. Houve ainda o cotejamento com obras literárias, jornais e revistas do e sobre o período. A partir dessas fontes tencionou-se a reconstituição da trajetória escolar de Benedicto Galvão para averiguar quais fatores propiciaram a “infiltração” e permanência desse estudante negro nesses espaços de educação formal, possibilitando-o a chegar a exercer a função de Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo em 1940. A relevância do estudo se dá, ainda, pela oportunidade de projeção do protagonismo da população negra no âmbito social e educacional brasileiro, retirando-o da margem da historiografia tradicional e inserindo-o na categoria de trajetórias de êxito escolar e ascensão social de negras e negros como a de Benedicto Galvão.
Descrição
Citação