Linguagens hipermidiáticas e formação continuada de professores de Ciências Humanas: estudo das ações de formação docente em uma diretoria estadual de ensino da Região Metropolitana de São Paulo
Data
2019-08-27
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
The purpose of this research is to investigate the extent to which programs carried out by a Board of Education of the Metropolitan Region of São Paulo, from the creation and deployment of the Acessa Escola Program, helped to empower History, Geography, and Sociology teachers, in the Freirean sense of the term, regarding the integration of TDICs into the school context, based on the critical-reflective perspective. The investigational subject matter of this research consists of education processes proposed by the State Department of Education and effected in the teaching board. With respect to the methodology, it is an exploratory research comprising a documentary analysis of the Acessa Escola Program, and implemented education actions, as well as a content analysis of statements from interviews and questionnaires. The findings of this research confirm the assumption that the education actions in question do not enable Humanities teachers to achieve an integral development of TDIC-related pedagogical practices supported by the critical-reflective perspective. However, the relevance of in-service continuing education actions is also confirmed, due to the significant gains that may support educational quality in school processes. It is noted that, in the various education instances of the teacher, although continuous education is announced as a way to face contemporary challenges, paradoxically, it is observed that the implied permanence of the technicist model is evidenced in the underlying prescriptive character of teacher education programs, projects, and actions, precluding the incorporation of the real needs of Geography, History, and Sociology teachers into the various instances of their professional activity.
A pesquisa tem por objetivo investigar em que medida os programas realizados por uma Diretoria de Ensino da Região Metropolitana de São Paulo, a partir da criação e implantação do Programa Acessa Escola, contribuíram para o empoderamento (na acepção freireana do termo) dos professores das disciplinas de História, Geografia e Sociologia, no que tange à integração das TDIC ao contexto escolar, com base na perspectiva crítico-reflexiva. A pesquisa adota como objeto de investigação os processos formativos propostos pela Secretaria Estadual de Educação e efetivados na diretoria de ensino. Em relação à metodologia, trata-se de pesquisa exploratória, que se vale de análise documental do Programa Acessa Escola e das ações formativas efetivadas nas instâncias formadoras investigadas, bem como de análise de conteúdo dos depoimentos oriundos de entrevista e questionário. Os achados da pesquisa confirmam a suposição de que as ações formativas em tela não estejam possibilitando aos professores de Ciências Humanas o desenvolvimento integral de práticas pedagógicas imbricadas às TDIC e amparadas na perspectiva crítico-reflexiva. Entretanto, também se confirma a relevância das ações de formação continuada em serviço, devido aos ganhos significativos que podem propiciar à qualidade educativa dos processos escolares. Aponta-se que, nas várias instâncias formativas do professor, embora se anuncie a formação continuada para o enfrentamento dos desafios contemporâneos, contraditoriamente, observa-se que a permanência implícita do modelo tecnicista é evidenciada no caráter prescritivo subjacente aos programas, projetos e ações voltados à formação docente, inviabilizando a incorporação das reais necessidades dos professores de Geografia, História e Sociologia, nas diversas instâncias de sua atuação profissional.
A pesquisa tem por objetivo investigar em que medida os programas realizados por uma Diretoria de Ensino da Região Metropolitana de São Paulo, a partir da criação e implantação do Programa Acessa Escola, contribuíram para o empoderamento (na acepção freireana do termo) dos professores das disciplinas de História, Geografia e Sociologia, no que tange à integração das TDIC ao contexto escolar, com base na perspectiva crítico-reflexiva. A pesquisa adota como objeto de investigação os processos formativos propostos pela Secretaria Estadual de Educação e efetivados na diretoria de ensino. Em relação à metodologia, trata-se de pesquisa exploratória, que se vale de análise documental do Programa Acessa Escola e das ações formativas efetivadas nas instâncias formadoras investigadas, bem como de análise de conteúdo dos depoimentos oriundos de entrevista e questionário. Os achados da pesquisa confirmam a suposição de que as ações formativas em tela não estejam possibilitando aos professores de Ciências Humanas o desenvolvimento integral de práticas pedagógicas imbricadas às TDIC e amparadas na perspectiva crítico-reflexiva. Entretanto, também se confirma a relevância das ações de formação continuada em serviço, devido aos ganhos significativos que podem propiciar à qualidade educativa dos processos escolares. Aponta-se que, nas várias instâncias formativas do professor, embora se anuncie a formação continuada para o enfrentamento dos desafios contemporâneos, contraditoriamente, observa-se que a permanência implícita do modelo tecnicista é evidenciada no caráter prescritivo subjacente aos programas, projetos e ações voltados à formação docente, inviabilizando a incorporação das reais necessidades dos professores de Geografia, História e Sociologia, nas diversas instâncias de sua atuação profissional.