Alfabetização científica em Geografia: uma análise da proposta curricular do município de Itaquaquecetuba

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Data
2019-08-19
Autores
Silva, Gildo Gomes Da [UNIFESP]
Orientadores
Moraes, Jerusa Vilhena De [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
The teaching of Geography has undergone didactic-pedagogical reformulations through the application of new methodologies and more specifically of the active methodologies for the construction of geographic knowledge. Since it was observed in a basic elementary school that most of the students in the 5th grade of Elementary School completed the first part of this modality of education and wound up to the 6th grade of elementary school without appropriating the main basic concepts of Geography such as: landscape, territory, region, place, space. It was proposed to conduct a qualitative documental research in which the municipal curricular proposal of Itaquaquecetuba was analyzed in order to investigate whether the curricular proposal of the first period of the Geography area contributes to the process of scientific literacy and construction of knowledge in this science. In order to do so, it was necessary to analyze the geography elaborated by the Municipal Department of Education of Itaquaquecetuba county, in order to corroborate whether the curricular proposal of Geography was in agreement with the expected objectives of the theoretical references that deal with this subject. A bibliographic review was carried out in the databases of the ERIC platform (Education Resource Information Center and in the database of the CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) platform in which scientific articles, thesis and dissertations were collected, in addition, some works by authors who work on the formation of geographic concepts and the construction of significant knowledge through the application of active methodologies and Scientific literacy in the teaching of Geography were used as theoretical references. These works served as an epistemological apparatus for the theoretical foundation for this research. The collected and analyzed works made it possible as a foundation and theoretical foundation to corroborate the construction of science from a historical perspective and the importance of science as a social-historical construction. The accomplishment of the bibliographical revision enabled a conceptualization of literacy scientific and confirmation of the affirmation of its importance as an active methodology applied to the teaching of Geography as well as a (re) conceptualization of the main geographic concepts. In view of this, it can be seen that some conceptual gaps have been found in the curricular proposal of Geography for Elementary School in Itaquaquecetuba county both in relation to the curriculum conceptualization as well as the geographical concepts that are presented to the teachers through the curricular proposal. This determines the urgent need to construct a curricular pedagogical proposal that assures teachers the possibility of constructing together with the students of this grade of teaching, a scientific-practical-culture in the school.
O ensino de Geografia vem passando por reformulações didático-pedagógicas mediante a aplicação de novas metodologias e mais especificamente das metodologias ativas para a construção de conhecimentos geográficos. Visto que houve a partir da observação numa escola básica de Ensino Fundamental a constatação de que a maioria dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental finalizava a primeira parte desta modalidade de ensino e chagava ao 6º ano do Ensino Fundamental sem se apropriarem dos principais conceitos básicos da Geografia tais como: paisagem, território, região, lugar, espaço. Propôs-se a realização de uma pesquisa qualitativa de cunho documental na qual foi analisada a proposta curricular do município de Itaquaquecetuba com o objetivo de investigar se a proposta curricular do primeiro ciclo da área de Geografia contribui para o processo de alfabetização científica e de construção de conhecimentos significativos nesta ciência. Para tanto, foi necessário analisar a Geografia elaborada pela Secretaria Municipal de Educação da prefeitura de Itaquaquecetuba, com o intuito de corroborar se a proposta curricular para o ensino de Geografia estava de acordo com os objetivos esperados pelos referenciais teóricos que tratam desta disciplina. Realizou-se uma revisão bibliográfica a partir dos trabalhos sobre o tema encontrados nos bancos de dados da plataforma ERIC (Education Resource Information Center e no banco de dados da plataforma da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na qual foram coletadas artigos científicos, teses e dissertações, além disso, foram reunidas como referenciais teóricos alguns trabalhos de autores que trabalham a formação de conceitos geográficos e a construção de conhecimentos significativos mediante a aplicação de metodologias ativas e da alfabetização científica no ensino de Geografia. Estes trabalhos serviram como aparato epistemológico para a fundamentação teórica para a realização desta pesquisa. As obras coletadas e analisadas possibilitaram a fundamentação teórica para corroborar a construção da ciência em uma perspectiva histórica e a importância da ciência enquanto uma construção histórico-social. A realização da revisão bibliográfica possibilitou uma conceitualização de alfabetização científica e a corroboração da afirmação de sua importância como metodologia ativa aplicada ao ensino de Geografia assim como uma (re) conceitualização dos principais conceitos geográficos. À vista disso, verifica-se que foram encontradas algumas lacunas de ordem conceitual na proposta curricular de Geografia para o Ensino Fundamental do município de Itaquaquecetuba tanto em relação à conceitualização de currículo assim como dos conceitos geográficos que são apresentados aos professores mediante a proposta curricular. O que determina a necessidade premente de construir uma proposta pedagógica que de conta de garantir aos professores a possibilidade de construírem junto com os alunos desta modalidade de ensino uma prática científica na escola.
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